segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

GUINÉ-BISSAU SEGUE SITUAÇÃO DO CORONAVÍRUS E ALERTA POPULAÇÃO PARA PRÁTICAS DE PREVENÇÃO


Bissau, 27 jan 2020 (Lusa) - O Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau tem seguido atentamente a situação do coronavírus detetado na China e alerta a população a residir no país para a necessidade de cumprir com as práticas de prevenção.

Na nota, o Ministério de Saúde Pública aconselha aos cidadãos guineenses no sentido de lavarem as mãos com água e sabão sempre que fizerem alguma coisa, evitando o contacto com secreções (salíva, espirros, tosse, catarro) e, não partilharem objectos pessoas como talheres (colheres e garfos) e que em caso de qualquer suspeita devem contactar a estrutura sanitária mais próxima das suas zonas.

“Além da República Popular da China já foram dectatados casos de coronavírus na Tailândia, no Japão, na República de Coreia de Norte, nos Estados Unidos de América e na França”, refere o documento.

Segundo o comunicado, o coronavírus é uma doença que pode ser grave e que pode conduzir uma pessoa à morte. Os sintomas da doença consistem em febre e sintomas respiratórios, como por exemplo: tosse e dificuldades em respirar.

“Os casos suspeitos tém histórico da viagem à áreas de transmissão local (países ou localidades onde tenham detectado a doença), cerca de 14 dias antes do início dos sintomas”, refere o documento.


O que é o novo coronavírus? 

É um vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, recentemente identificado na China. 


Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/25/tire-suas-principais-duvidas-sobre-o-coronavirus-que-se-espalha-pelo-mundo.htm?cmpid=copiaecola

Sem comentários:

Enviar um comentário