quarta-feira, 21 de novembro de 2018

«PESCAS» GUINÉ-BISSAU: NAVIOS DA UE VÃO ABASTECER O MERCADO NACIONAL

Foto/arquivo

Bissau, 21 Nov. 18 (ANG) – Os navios da União Europeia que pescam nas águas territoriais da Guiné-Bissau vão passar a descarregar parte dos pescados para abastecer o mercado nacional, revelou o chefe da missão técnica do Ministério das Pescas às negociações com a União Europeia.

Henrique Silva que falava hoje em conferência de imprensa para esclarecer à opinião pública nacional sobre os contornos do novo acordo de pesca rubricado no passado dia 15 do corrente mês com a União Europeia, disse que convenceram os parceiros do espaço comunitário europeu para que os seus barcos passem a abastecer o mercado interno com pescados.

“Convencemos a União Europeia de que estão a pescar num país como a Guiné-Bissau onde as suas populações carecem de proteínas animal e os recursos pesqueiros pertencem ao povo que tem o direito de tirar dele benefícios”, , referiu.

Aquele responsável sublinhou que, neste sentido, o novo acordo prevê que cada navio de pesca da União Europeia que captura o camarão, deve descarregar no mínimo 5 toneladas por ano para abastecer o mercado nacional.

Disse que os que pescam os peixes do tipo cefalópodes vão descarregar 10 toneladas por ano, acrescentando, a título de exemplo, que se tivemos 70 barcos à pescar nas águas territoriais do país vamos dispor de 700 toneladas de pescado por ano.

“Portanto, isso é já um passo muito importante fazer os navios da União Europeia descarregarem pescados no país para o abastecimento do mercado para a alimentação das populações”, considerou.

Henrique Silva frisou que outra novidade do novo acordo de pesca com a União Europeia, tem a ver com o embarque dos marinheiros guineenses em cada navio da União Europeia.
“O acordo prevê que em cada barco que dantes levava cinco marinheiros agora passa a embarcar seis”, informou.

Declarou que o valor global da contrapartida financeira, ou seja, direito de acesso e apoio setorial, foi fixado em 15.6 milhões de euros por ano, contra os 9.6 constantes no anterior acordo.

Henrique Silva salientou que deste montante, 11,6 milhões de euros são destinados ao apoio orçamental e os 4 milhões para o financiamento dos projectos e programas no sector das pescas. 

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário