quarta-feira, 28 de novembro de 2018

CENTRO DE SAÚDE DE ONDAME COM FALTA DE SALAS DE ATENDIMENTO

O pequeno centro de saúde de secção de Ondame, região de Biombo, depara com dificuldades de todas as ordens desde o próprio compartimento, água potável e luz eléctrica.

A revelação é feita pelo responsável da área sanitária de Ondame Maxwell Baial Sambu durante uma reportagem da RSM à região.

“ As dificuldades são muitas começando por próprio compartimento do centro que é muito pequena. A sala de porto foi dividido em duas para obtermos uma sala pós-parto. Gostaríamos, se possível que o centro seja ampliado”, referiu.

A outra dificuldade, segundo o responsável tem a ver com água potável e os painéis solares. “ Os painéis solares não conseguem acumular muita carga ao longo do dia por causa das árvores ao redor dos mesmos”.

Por outro lado, anunciou que doenças mais frequentes neste momento na secção são a infecção respiratória aguda motivada pela mudança de clima e paludismo tendo sublinhado que “ há muita procura do centro pelos populares da zona”.

De referir que Ministério da Saúde Pública anunciou em Março do ano passado que vai reabilitar 45 centros de saúde do interior do país, numa iniciativa orçada em 1,4 mil milhões de francos CFA (2,1 milhões de euros) e financiado por organismos internacionais.

Dos 145 centros de saúde que existem na Guiné-Bissau, o ministério identificou 45 que vão ser reabilitados e equipados com painéis solares, melhorados em termos de higiene e passar a ter furos de água, incluindo o centro de saúde de Ondame.

O projecto conta com o financiamento da União Europeia (UE), da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional e conta também com apoio da Holanda.

Entretanto, a nossa reportagem falou com comandante adjunto da polícia da ordem pública no local que afirmou que “ neste momento não temos grandes problemas a nível da secção. Período de maior conturbação, e na época de campanha de caju onde se registam vários casos de agressões físicas motivadas pela embriaguez”.

Biombo é uma região da Guiné-Bissau, a sua capital é a vila de Quinhamel. Possui 93.039 habitantes (censo 2009), correspondente a 6,42% da população do país. É a segunda região mais pequena do país.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário