quinta-feira, 29 de novembro de 2018

“INDICADORES DE POBREZA MONETÁRIA DA GUINÉ-BISSAU É DAS MAIS BAIXA A NÍVEL DE ÁFRICA SUBSARIANA”, diz Mussuba Canté

A Presidente do Comité Nacional de Seguimento e Implementação da Estratégia Regional de Inclusão Financeira disse esta quinta-feira (29/11), que os indicadores da pobreza monetária e não monetária na Guiné-Bissau estão entre os mais baixos na África subsariana.

De acordo com os dados avançados pela Mussuba Canté, mais de 70% da população guineense é pobre.

“Os indicadores de pobreza monetária e não monetária na Guiné-Bissau estão entre os mais baixos da África subsariana em que mais de 70% da população é pobre” tendo aconselhado que “ a redução da pobreza passará pela promoção das políticas públicas e regionais que promovam um crescimento económica inclusivo e uma maior igualdade na repartição da riqueza criando simultaneamente políticas que favorecem a emancipação económica e social das camadas sociais mais desfavorecida particularmente os jovens e as mulheres nas zonas rurais”, defendeu.

Contudo isso, Mussuba Canté assegurou que já foram conseguidos a nível nacional um progresso significante no domínio dos serviços financeiros como aumento significativo no uso da moeda electrónico. “ Outro indicador importante cuja taxa de utilização passou de 3 à 9 % entre 2017 a 2018. De registar também que durante o primeiro semestre deste ano, perto de dois mil milhões de transacções foram efectuados por via telemóvel, sinal muito positivo para os índices da evolução da inclusão financeira”.

Relativamente à perspectiva, esta responsável disse que “ o comité perspectivou para o ano 2019 um diagnóstico como forma de elaborar um documento estratégico nacional sobre a inclusão financeira no país”.

O Banco Central dos Estados da Africa Ocidental através Comité Nacional de Seguimento e Implementação da Estratégia Regional de Inclusão Financeira leva a cabo nos países membros da UEMOA séries actividades alusivo a semana da inclusão financeira da UEMOA, sob o lema: a inclusão financeira, alavanca do desenvolvimento económico e social.

A semana encera no próximo sábado 1º de dezembro e será realizado uma feira da inclusão financeira na praça Mártires de Pindjiguite onde serão expostos e promovidos produtos e serviços financeiros oferecidos pelos bancos e estruturas de microfinança em proveitos das populações.

Por Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário