quarta-feira, 28 de novembro de 2018

ORAGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS LANÇAM PROJECTO DE SENSIBILIZAÇÃO AO VOTO

Foi lançado oficialmente esta quarta-feira (28 de Novembro) em Bissau, o projecto “Nhá Voto-para uma cidadania mais activa dos guineenses”.

A iniciativa é das organizações não-governamentais InnovaLab-que atuam no campo do empreendedorismo e das tecnologias e o Observatório da Democracia e Governança da Guiné-Bissau (ODG).

Na cerimónia de lançamento, foi apresentado a página web www.nhavoto.org, que irá assegurar aos cidadãos o acesso digital de todos os instrumentos legais ligado ao processo eleitoral e de governação actual no país.

Depois do lançamento o coordenador da ONG InnovaLab, Abdulai Bary disse que “essa iniciativa surge depois de uma profunda reflexão entre os jovens voluntários membros da InnovaLab e ODG, que acham que há possibilidade de usar as novas tecnologias para contribuir no processo de desenvolvimento do nosso país”.

Já o Secretário-geral do Observatório da Democracia e Governança da Guiné-Bissau Amadu Djamanca diz que a sua organização vai lutar contra a corrupção e denunciar tudo que está mal neste processo democrático.

“Vamos lutar contra a corrupção e contra desvios de procedimentos administrativos, e vamos denunciar tudo que esta mal neste processo democrático”, para depois enaltecer que “o povo da Guiné-Bissau, infelizmente foi imposto a democracia, talvez é por isso que até agora continuamos nessa luta pelo poder”, enfatizou.

Na mesma ocasião o ex-ministro da juventude Doménico Sanca admite que há necessidade de medir os políticos pelos actos que se realizam porque muitas das vezes os populares é que são vítima.

“Há necessidade de medir cada político, cada deputado, cada ministro e presidente da República pelos actos que realizam. Nós estamos acostumados a ver programas políticos que são muitos bonitos onde há muitas promessas, mas na verdade chegamos ao fim de um ciclo que muitas das vezes na Guiné-Bissau não acaba. Felizmente, chegamos a fim de um determinado ciclo em que nada foi feita e a nossa população é sempre a vítima”

O projecto “Nhá Voto-para uma cidadania mais activa dos guineenses”, serve também para sensibilizar os cidadãos de todos os géneros e faixas etárias, no sentido de participarem activa e positivamente no processo democrático e de governação do país, através de um voto responsável e acompanhamento das actividades governativas.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário