sábado, 1 de setembro de 2018

VIETNAMITAS QUEREM CASTANHA DA GUINÉ-BISSAU NO PREÇO DE 500 FRANCOS cfa


O ministro do Comércio assegurou hoje (31 de Agosto) que os intervenientes na fileira de caju e a sua instituição estão engajados em criar condições para a compra da castanha de caju que ainda resta dos produtores.

Vicente Fernandes falava em conferência de imprensa para proceder o balanço da sua missão ao Vietnam cujo objectivo visa mobilizar parcerias com vista a salvar a presente campanha de comercialização de castanha de caju

O ministro explica que a delegação vietminta está pronta para viajar para Guiné assim que forem criadas as condições internas para o funcionamento da cadeia.

“ Vietnamitas estão em condições de vier ajudar mas o importante, o estado da guiné deve abdicar dos seus direitos porque os riscos são grandes e a qualidade das nossas castanhas não é das melhores”.

Vicente Fernandes garante que as empresas vietnamitas vão intervir nesta primeira fase para salvar a presente campanha de cajú, comprando o resto da castanha no valor de 500 francos cfa a quilo.

Titular da pasta do comércio adianta que na segunda fase, já para a próxima campanha de caju, Vietnam promete envolver-se não só na compra e venda de 150 a 200 mil toneladas, mas também na transferência de novas tecnologias.

“ No quadro das parcerias assinadas entre as duas partes, manifestam interesse em domínio de transferência da tecnologia, “know how”, apoio técnico, concessão de bolsas de estudos e da deslocação de técnicos vietnamitas para apoiar a ANAG no quadro de novas técnicas agrícolas”, diz para depois adiantar que “ na segunda fase, os vietnamitas pensam na industrialização”.

Pela: Redacção/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário