domingo, 30 de setembro de 2018

«SAÚDE PÚBLICA» ENFERMEIROS RECÉM LICENCIADOS REIVINDICAM ADMISSÃO NA FUNÇÃO PÚBLICA GUINEENSE


Bissau, 28 set 18 (ANG) – O Colectivo dos Enfermeiros recém licenciados em diferentes escolas de formação do país e do exterior promoveu hoje protestos em frente ao Ministério de Saúde, para que o governo assuma a responsabilidade de o admitir na Função Pública.

Em declarações à imprensa depois de uma audiência com o Director dos Recursos Humanos do Ministério de Saúde, o Presidente do referido colectivo, Bernardino Silva Semedo disse que o encontro não teve sucesso, porque ambas as partes se divergiram nas propostas apresentadas.

“O governo disse nos que só existe 30 vagas no sector para o processo da efetivação, e existem 300 enfermeiros que aguardam colocação”, disse Silva Semedo.

Acrescentou que em nenhum momento o seu colectivo irá concordar com a proposta avançada pelo governo, uma vez que todos estudaram para servir o país.

“O procedimento do governo perante a nossa situação, é claramente negativo. Temos informações de que técnicos de diferentes especialidades do nosso sector habilitados com curso médio, já estão a ser efectivados, e nós com o curso superior e com outro nível de experiência somos abandonados e tratados de uma maneira desumana por parte do nosso próprio Estado”, exclamou Bernardino Silva Semedo.

Semedo alegou que a Guiné-Bissau possui alta taxa de mortalidade infantil pelo que necessita de mais técnicos de saúde para fazer face a esta situação, razão pela qual o governo não deve abandonar quadros superiores sob pretesto de não haver vagas.

“Existe falta de pessoal de saúde no interior do país, onde muitas pessoas morrerem por falta de atendimento imediato, e o governo sabe disso. Mesmo assim, tem a coragem de dizer que não precisa de nós como quadro e técnicos de sector de saúde”, referiu. 

Perguntado sobre qual será o próximo passo do Colectivo se o assunto continuar na mesma situação, Bernardino Semedo disse que vão prosseguir com as reivindicações até que a situação seja resolvida. 

Conosaba/ANG/LLA/ÂC //SG

Sem comentários:

Enviar um comentário