segunda-feira, 24 de setembro de 2018

PRS DIZ QUE PROCESSO ELEITORAL GUINEENSE ESTÁ "EXCESSIVAMENTE POLITIZADO"


O Partido da Renovação Social (PRS), o segundo mais votado nas últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau, considerou hoje que o processo eleitoral em curso no país "está excessivamente politizado".

De acordo com o porta-voz do PRS, Victor Pereira, que falava numa conferência de imprensa numa unidade hoteleira de Bissau, o GTAPE (Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral) está a politizar o processo e é preciso mudar.

"Chamamos a atenção do povo guineense, da CEDEAO, e através dela toda a comunidade internacional para a excessiva politização do GTAPE", afirmou Victor Pereira.

O porta-voz do PRS apontou a criação, através de um despacho do primeiro-ministro, de uma comissão multissectorial de apoio ao recenseamento eleitoral e ainda uma comissão interministerial de coordenação do recenseamento.

"A ilegalidade destes dois organismos verifica-se quanto aos seus fins e quanto à sua composição, porque são maioritariamente integrados por quadros do PAIGC", observou Victor Pereira, referindo-se ao partido vencedor das últimas eleições legislativas em 2014.

O PRS também "não compreende" a opção feita pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, sobre a utilização de base de dados de eleitores de 2014, quando o que foi acordado e decidido com os partidos era no sentido de realizar um recenseamento de raiz.

Para que haja a credibilidade do processo eleitoral, o PRS exige um novo cronograma eleitoral de consenso, uma cartografia (localização dos locais do recenseamento e de voto) fiável e a instalação urgente das comissões regionais de eleições.

O partido considera igualmente necessária a busca de um novo consenso entre todos os intervenientes no processo eleitoral sobre os atos preparatórios para as eleições previstas para novembro, assinalou o porta-voz Victor Pereira.

A Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), que instituiu o atual Governo de consenso entre partidos representados no parlamento, exigiu a realização de eleições legislativas no dia 18 de novembro, conforme marcadas pelo presidente guineense, José Mário Vaz, em abril.

Com cerca de um mês de atraso, iniciou-se quinta-feira o recenseamento eleitoral com a inscrição de José Mário Vaz, mas o processo tem sido criticado por vários partidos, que o consideram inquinado.

Para o PRS, o recenseamento começou sem que se observe antes o prazo legal de 30 dias para a campanha de sensibilização aos cidadãos eleitores.

Na conferência de imprensa, foram apresentados dois antigos ministros, Botche Candé e Victor Mandinga, como sendo parceiros do PRS nas próximas eleições. Mandinga confirmou a aliança, enquanto Candé prometeu para os próximos dias revelar o seu futuro político.

Os dois dirigentes apelaram à CEDEAO para que induza "problemas e confusão" na Guiné-Bissau e pediram àquela organização para não forçar o Presidente guineense, José Mário Vaz, a pisar as leis do país.

"Batota na democracia traz crise política e traz confusão", observou Victor Mandinga, ministro do Comércio no Governo liderado por Umaro Sissoco Embaló.

Conosaba/faladepapagaio/jogo




Sem comentários:

Enviar um comentário