quarta-feira, 26 de setembro de 2018

CNE APRESENTA NOVO CRONOGRAMA ELEITORAL


A Comissão Nacional das Eleições (CNE) apresentou, esta terça-feira (25), ao Governo, um novo calendário eleitoral que deverá ser discutido em sessão especial do Conselho de Ministros. No entanto, a RTP África, no seu jornal da tarde, avançou que ao governo foi proposta a data de 27 de Janeiro para a realização das eleições

Esta terça-feira a CNE e o GTAPE sentaram-se a mesma mesa como o executivo. Á saída numa entrevista o presidente da CNE, José Pedro Sambu, diz que foram discutidos todos os aspectos relacionados com o calendário eleitoral.

“É fundamental a alteração do cronograma para poder garantir a realização de um processo eleitoral de uma forma justa”, defende.

Igual modo á saída do mesmo, o director geral do GTAPE, Além Sanca, considera que não tem cabimento as acusações de Botche Candé, segundo os quais, estaria a recensear-se menores no bairro militar.

“Ninguém é recenseado nos quartos. Isso é brincadeira. As pessoas são recenseadas até a noite porque já tínhamos anunciado que o recenseamento começa das 08 às 21 horas”, sustenta.

Ainda Alem Sanca garante que todos os partidos políticos que pediram credenciais de fiscalização foram devidamente credenciados.

“Estamos a organizar em termos logísticos e desde ontem (24) até hoje todo o pessoal já foi colocado no terreno e na diáspora só estamos a espera da compra de bilhete de passagem para que os trabalhos comecem”, explica.

O novo calendário eleitoral apresentado ao governo, segundo o presidente da CNE, visa respeitar a lei e satisfazer as exigências dos partidos políticos em relação aos prazos estipulados pela lei.

Espera-se que esta quarta-feira (26) seja objecto de discussão com os partidos políticos.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário