segunda-feira, 24 de setembro de 2018

COOPERATIVA ESCOLAR SÃO JOSÉ CONFERE DIPLOMAS A 323 FINALISTAS DA ESCOLA


O sétimo grupo de 323 finalistas do 12º ano de escolaridade da Cooperativa Escolar São José receberam na sexta-feira certificados de habilitação literária.



A cerimónia decorreu no salão da referia escola, e foi testemunhada pelos pais e encarregados da educação bem como alguns dirigentes políticos.
Para o presidente da associação dos alunos da CESJ, o mais importante é não desistir. É superar os obstáculos para sentirem mais realizados:

“Ninguém é sábio se não saber respeitar o primeiro princípio da sabedoria; saber escutar o porque das coisas.

Têm pela frente grande desafios saibam apreciar a vida nas suas múltiplas facetas.
Atentos, nunca esqueçam que maior desafio do ser humano é de aprender viver, aprender perder e preparar para vencer sempre com falar menos e trabalhar mais.”

Para Raúl Daniel da Silva diretor da escola, o país já está politizado:

“É notório Infiltração dos partidos políticos nos campeonatos defeso com o objetivo único de distribuir os seus cartões de filiação partidária, oferecendo bolas, camisolas, como se não bastasse, aproveitam os organizadores dos mesmos, para passarem as suas mensagens políticas sem nenhuns compromissos com o futuro dos Jovens.”

Suzi Barbosa madrinha dos finalistas disse esperar que os mesmos sejam “brilhantes técnicos” exortando-os que o mais importante é terem formação profissional que sirva de instrumento para garantir progressão na carreia, pautando-se nas boas atitudes e se preservem sempre os valores da verdade, da dignidade e da honra para melhor servir a Nação. 
Geraldo Martins, padrinho dos diplomados afirmou que a escolha fundamental que os finalistas devem fazer é saber que tipo de homem e mulher querem ser e recordou o velho ditado:
“Quem corre pelo gosto não cansa.”
Martins, sublinhou que “uma pessoa sem objetivo na vida é como um barco sem bússola,” pelo que prometeu acompanha-los durante os percursos das suas careiras profissionais.
Ler o discurso do diretor Executivo da CESJ:

Sua Exmcª Sr. representante do Ministro da Educação nacional

Senhores Padrinho e madrinha dos Finalistas.

Ilustres Pais e Encarregados de Educação.

Caros Professores e VII grupo os finalistas da CESJ 

Agradeço a vossa presença e a preferência a esta Instituição Escolar.

Informar aos presentes que totalizam hoje 13 grupos de finalistas Diplomados da CESJ, sendo 6 grupos do 11º Ano 7 grupos do 12º Ano.

Aos finalistas aqui presente, digo chegou a hora de partir, com fé e cheia de esperança de um dia nos encontrarmos. Partem com Deus e que São José interceda por vós e remova todos os obstáculos a vossa frente até a vossa vida ativa que é mais difícil concretizar hoje.  

Antigamente na disciplina de formação Militante considerava a Guiné – Bissau um país ativo, porque os Adolescentes e os Jovens da geração anterior, apostavam na carreira profissional, amor e a dedicação ao trabalho de campo, agricultura, pastorícia, pesca e emprego em algumas empresas para conseguirem auto sustentabilidade da sua vida Estudantil.

Na época de estudar, estudavam muito, mas nas férias ou intervalos escolares, regressavam as suas aldeias ou tabancas para ajudar os pais.

Porém, e perante os novos fenômenos, a democracia partidária, a Politica e o modelo de falar muito para ser bem visto, as dificuldades foram aumentando, as empresas produtivas se diminuíram consideravelmente, muitas pessoas sobretudo adolescentes e jovens foram obrigados a mudar os seus comportamentos ao modernismo perdendo sentido do profissionalismo e ao trabalho por competência.

Esta geração ficou cada vez mais desatualizada com o passado, criou-se então os graves problemas de empregabilidade para os jovens, cujo as consequências se reflete a nível social e económico.

Ilustres Pais e Encarregados de Educação, Nós hoje, e os nossos filhos, somos altamente moldados pelo contexto em que estamos socialmente inseridos: na nossa família, entre os amigos, nas escolas, no círculo social, a mensagem que os meios de comunicação social nos transmitem, são de manipulação política partidária pondo de lado a cidadania e o valor da nacionalidade.

O Estado e os Partidos Políticos, no lugar de criar escolas profissionais para promoção de talentos, facilitar o empreendedorismo juvenil, fomentar a oportunidade e a criação de pequenos negócios e pequenas empresas, através das cooperativas agrícolas e outras a semelhança de COAJOQ (Cooperativa Agripecuaria de Jovens Quadros de Canchungo ) líder do empreendedorismo juvenil na Região de Cacheu e outra iniciativa semelhante, Centro de Promoção e Desenvolvimento da Avicultura Familiar ( CEDAVES) em antula aqui Bissau, infelizmente, dão mais importância a seu cartão de Militância no partido e oferta das camisolas.

Acredito no desenvolvimento desta nossa amada Pátria, se apostarmos na formação profissional na preparação dos Jovens para as iniciativas coletivas em cooperativas colocando a sua disposição instrumentos modernos para agricultura, pesca artesanal, e apoio as iniciativas a criação avícola, poderemos abastecer os nossos mercados interno de pescado e diminuir o consumo de pernas, asas e os francos importados, que se vendem nos passeios dos nossos mercados em condição dúvidosa para saúde pública.

Ilustres Pais, Finalistas, Padrinhos e convidados, nestes últimos tempos é notório a Infiltração dos partidos políticos em tudo, sobretudo no desporto. Os campeonatos de defeso que se organizavam nos bairros e nas tabancas para diversão das comunidades há já muitos anos , hoje são eles promotores dos mesmos, provavelmente com o objetivo único de distribuir os seus cartões de filiação partidária, oferecendo bolas, camisolas , como se não bastasse, aproveitam os organizadores dos mesmos, para passarem as suas mensagens políticas sem nenhum compromissos com o futuro dos Jovens.

Alhas a promoção ao Emprego e acessão ao postos de serviços nos Ministérios sob Jurisdição destes partidos, vincula somente os cartões de militância no partido, consideramos isso gravissimo e o desprezo aos Sacrifícios dos pais e Encarregados da Educação e das Escolas que passaram vários anos na preparação das crianças, Adolescentes e jovens para o mercado de trabalho e os seus Diplomas e certificados de habilitações, as suas Competências e experiências são postos de lado em flagrante discriminação social. 

A Constituição da República da Guiné-Bissau artigo 16 deixa seguinte recomendação. cito:

1 . A Educação visa a formação do homem. Ela deverá manter-se estreitamente ligada ao trabalho produtivo, proporcionar a aquisição de qualificações conhecimentos e valores que permitam ao cidadão inserir-se na comunidade e contribuir para o seu incessante progresso.

2 . Estado considera a liquidação do analfabetíssimo como uma tarefa fundamental.

fim da citação 

O dever do Estado é formular uma política nacional para impedir a discriminação em emprego e ocupação, aplicar em todas as suas atividades políticas o emprego não discriminatórias; pôr de lado a distinção, a exclusão ou preferência, com base em raça, cor, sexo, religião, opinião política, nacionalidade ou origem social, que tenha o efeito de anular ou reduzir a igualdade de oportunidade.

Caros Irmãos e Amigos Guineenses, Todas as Escolas Públicas e Privadas do País, preparam crianças, Adolescentes e Jovens para servir a Nossa Amada Pátria. Basta de exclusão, o partidarismos, abram as portas para a concorrência na pé de igualdade na aquisição de bolsas de estudo e inclusão na administração na Função Pública entre outras. Que assim seja. PAZ E BEM.

Obrigado!
Bissau 21 de Setembro de 2018

Raul Daniel da Silva
Diretor Executivo da CESJ





Conosaba/Notabanca

Sem comentários:

Enviar um comentário