segunda-feira, 19 de junho de 2017

PAIGC PRETENDE REALIZAR PRIMEIRA CONVENÇÃO NACIONAL

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC) projecta, para os próximos dias 22 a 24 corrente, a realização da primeira convenção do partido que pretende juntar seiscentos (600) delegados vindo de diferentes regiões do país
A projecção feita, esta segunda-feira (19), durante a conferência de imprensa para o lançamento da primeira convecção dos libertadores que irá ter lugar na sede nacional dos libertadores.
Para o secretário-executivo da convenção, Francisco Major Mendes, o objectivo do evento é debater profundidade de vários problemas que afectam o PAIGC e a própria Guiné-Bissau.
“A cerca de dois anos a Guiné-Bissau está metida infelizmente nesta desnecessária e absurda crise política constitucional e portanto o PAIGC, mais uma vez, quem o povo da Guiné-Bissau conferiu o mandato para governar o país, foi infelizmente retirado este mandato”, lamenta.
Sobre o facto da primeira convenção do partido ser realizada só depois dos 60 anos da fundação, Francisco Major diz que deve-se ao facto da convenção nacional, segundo o Nº02 do artigo 49º do estatuto do partido, é um órgão de apoio de consulta e não é um órgão deliberativo como o congresso, o comité central, o bureau político.
“A sua realização (convenção) dependeria da própria liderança do partido uma promessa, aliás, que constava na moção de estratégia na altura do candidato Engenheiro Domingos Simões Pereira no oitavo congresso ordenado do PAIGC, em Cacheu”, explica.
Também presente no acto, confrontado sobre a participação de alguns membros do partido expulso e suspenso o porta-voz dos libertadores, João Bernardo Viera, defende que a questão da disciplina no partido é “inegociável” portanto “eles não vão participar”.
Durante os três dias da convenção, participantes irão debater, entre outros, temas ligados a identidade ideológica do partido, o PAIGC e a democracia, legalidades constitucionais da Guiné-Bissau, o papel das mulheres e da juventude e a corrupção.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário