sábado, 24 de junho de 2017

«JUSTA HOMENAGEM!» FALECEU HOJE ELYSÉE TURPIN, UM DOS FUNDADORES DO PAIGC


Hoje, sucumbiu o último reduto dos fundadores do PAI (que mais tarde juntaria o GC), o camarada Elysée William Turpin.

Meu compadre como sempre lhe chamei carinhosamente, por influência de compadrio com o meu saudoso patriarca, João Vaz.

Ainda menino e moço, conheci esse grande vulto nacionalista, Elysée Turpin, que dando marcas de uma enorme intimidade familiar, entrava pela nossa casa à dentro sem se anunciar e sem pedir licença.

Perdi a sua coordenada, quando fui para “portuga” estudar. De regresso, já adulto, pós a independência visitei-o várias vezes, com o propósito de questionar e entrevistar sobre inúmeras questões relacionadas com a nossa Luta pela Independência Nacional, que na ocasião era-me difícil de dirigir. Sabiamente, foi-me colocando os pontos nos iis, subsídios que muito contribuíram para que o meu encéfalo, ficasse minimamente esclarecido.

Em mim, hoje, apenas resta à memória indelével de um grande nacionalista guineense, de uma enorme modéstia e singularidade que aos olhos de qualquer um, passava despercebido. Os grande homens são assim!

Descansa em paz meu compre! Que a terra te seja leve. Se no teu angélico percurso, cruzares com o teu amigo e meu pai, não te esqueças de dar-lhe um grande abraço meu. Um dia estaremos juntos...

Bissau, 24 de junho de 2017

Carlos Vaz com Conosaba 

Sem comentários:

Enviar um comentário