quinta-feira, 29 de junho de 2017

LÍDER DO PARTIDO JOVEM PEDE PR PARA DEVOLVER PODER AO PAIGC


O líder do Partido Jovem, Serifo Baldé, defende que a solução para a crise política guineense que persiste há quase três (03) anos não será encontrada nas eleições mas na devolução do poder ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC), vencedor da última eleição legislativa

Serifo Balde que falava, esta quinta-feira (29/06), em exclusivo á Rádio Sol Mansi, em reacção a intenção do presidente José Mário Vaz em devolver o poder ao povo caso a solução pra crise não for encontrada num prazo de 90 dias, diz ainda que a intenção do presidente foi manifestada tarde.

“A solução para Guiné-Bissau é um diálogo sério e inclusivo. O presidente há muito tempo deveria tomar esta decisão mas tornando o poder ao partido escolhido pelo povo”, sustenta.

“Mesmo com a eleição qual garantia temos que, caso o PAIGC vencer a eleição, o presidente irá coabitar com o primeiro-ministro escolhido”, interroga.

Serifo Baldé diz ainda que a intenção do presidente vem desviar a atenção dos guineenses uma vez que não cumpriu o acordo de Conacri, assinado há mais de oito meses.

“Se o presidente não cumprir na íntegra o acordo de Conacri, desvia a atenção com o pronunciamento (devolução do poder ao povo) porque é o próprio presidente quem internacionalizou os nossos problemas”, culpa.

Segundo Serifo o presidente José Mário Vaz é eleito pelo povo e não deverá colocar em primeiro lugar interesses dos outros em detrimento do povo.

Serifo lamenta a subida galopante dos produtos da primeira necessidade nos mercados nacionais e pede o presidente para pensar no país porque com a crise política todos os produtos disparam no mercado devido a falta de controlo.

“O que acontece no país é lamentável porque o preço de todos os produtos disparam e não existe controlo no mercado. O governo está focando em manter ou não no poder e não pretendem controlar o preço no mercado. A Guiné-Bissau está totalmente banalizada em termos dos produtos da primeira necessita.

Nos últimos meses verificam-se escassez e subida dos produtos da primeira necessidade nos mercados do país, principalmente o arroz que subiu significativamente.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário