segunda-feira, 26 de junho de 2017

DIOCESSE DE BISSAU RECOMENDA DIÁLOGO AOS POLÍTICOS


A Diocese de Bissau através do Sínodo Diocesano recomenda os políticos para se dialogarem e reconciliarem no amor ao próximo.

A recomendação saiu no final da segunda sessão do sínodo que decorreu no passado 29 de Maio a 1 de Junho Sob o Tema “Nova Evangelização”.

Numa conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, (26 de Junho) pelo Vigário Episcopal para Pastoral, Padre António Imbombo apelou os guineenses a ter esperança num país melhor, que continuem a lutar pelo respeito dos seus direitos e liberdades fundamentais, e que sejam, obreiros da paz e da reconciliação.

“Os sinodais exortam os políticos para que encontrem o diálogo, na reconciliação, no amor ao próximo e no serviço público a ferramentas fundamentais para as suas missões de servir com empenho, dedicação plena e abnegação os anseios do povo guineense”.

« A classe política e governo para que estejam à altura das suas responsabilidades e que as esperanças dos guineenses não sejam, mais uma vez, adiadas”, atirou Padre António Imbombo.

Sobre a comunidade internacional, Padre António Imbombo recomenda para que continuem firme e coerente no apoio ao processo de estabilidade política e governativa no país e mantendo ajuda publica a população.

“ A comunidade Internacional para que continue firme e coerente no apoio ao processo de estabilidade politica e governativa na Guiné-Bissau e que mantenha a ajuda pública para aliviar o sofrimento das populações”. Exorta o Vigário Episcopal para Pastoral.

Na parte final, Padre António Imbombo cita o evangelho São Mateus (Mt 5,9) “ Felizes os Construtores da Paz, porque serão chamados filhos de Deus”.

Recorde-se que durante quatro dias os cristãos debaterem entre outros temas “Inculturação, diálogo ecuménico e inter-religioso, A Família, educação Saúde, Informação e comunicação e Desenvolvimento Integral”.

Entretanto os Sinodais incentivam o diálogo ecuménico e inter-religioso como acção importante para a igreja católica do país, no respeito pelas diferenças e na valorização do sentimento religioso.

De referir que os sinodais reconheceram o importante papel da Rádio Sol Mansi e referiu a necessidade de uma presença mais activa nos outros meios de informação disponíveis nas redes sociais existente nas dioceses como instrumentos da missão evangelizador.

Por: Marcelino Iambi/radiosolamnsi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário