sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

«OBRAS» PORTO DE BISSAU PASSA A RECEBER 72 MIL TONELADAS DE CARGAS ANUAIS


Bissau 12 Fev 16 (ANG) - O Porto de Bissau passa a dispor de um parque de contentores com capacidade de armazenar 72 mil toneladas de cargas anuais contra os actuais 35 mil.

A revelação foi feita hoje na cerimónia de entrega do parque recém pavimentado e que ocupa 62 mil metros quadrados ao Primeiro-ministro, Carlos Correia.

Na ocasião, o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, João Bernardo Vieira disse que o acto representa a concretização da visão do governo sobre o desenvolvimento do Porto de Bissau.

"Queremos tornar o Porto de Bissau num dos melhores da Sub-região. Nesse sentido é necessário tomar decisões e foi por isso que quando assumi este pelouro entendi que a minha passagem nestas funções tinha que ser de realizações e acções concretas", salientou.

Bernardo Vieira pediu aos funcionários para continuarem a trabalhar para tirar o Porto de Bissau do estatuto de único da Sub-região sem Certificado de Qualidade.

"Devemos criar as condições para que o Porto de Bissau possa receber navios de grande porte, com destinos directos para Bissau em vez de depender dos Portos de Senegal ou da Gâmbia", aconselhou João Bernardo Vieira. 

O Director Geral da APGB, Mário Musante da Silva adiantou que, para responder aos desafios de momento, era preciso partir dessa realidade para perspectivar o futuro melhor para o único porto comercial internacional no país.

“A pavimentação foi sempre a prioridade das prioridades, pois ao contrário dos materiais que por mais modernos que sejam nunca poderiam ter uma vida longa, devido ao mau estado de terrenos e que se encontravam degradados", explicou Musante da Silva.

Por sua vez, o Presidente do Sindicato de Base dos Trabalhadores da APGB, disse que os trabalhadores congratulam-se com a Administração no que diz respeito aos esforços de investimentos com receitas internas.

Ivo Cá solicitou ao governo no sentido de abrir porta ao APGB, para obter financiamento para investir na dragagem e balizagem do Porto de Bissau bem como na aquisição de outros instrumentos sofisticados para melhorar e agilizar os trabalhos.

A obra de ampliação e pavimentação do parque portuário foi executada pela empresa ASCOM, durante 18 meses e foi financiada pela Administração dos Portos num valor global de mais de quatro bilhões e meio de francos CFA.
 
ANG/MSC/AC/JAM/SG\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário