sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

«INTEGRAÇÃO DE EMIGRANTES» SECRETARIA DE ESTADO DAS COMUNIDADES DA GUINÉ-BISSAU EFECTUA DIGRESSÃO À EUROPA

Suzy Barbosa

Bissau 19 Fev 16 (ANG) – A Secretaria de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades (SECC), inicia na próxima sexta-feira uma digressão de 15 dias à quadro países europeus nomeadamente, Portugal, Espanha, França e Reino Unido.

Em declarações exclusivas à ANG, Suzy Barbosa disse que viaja com o objectivo de entabular contactos com as autoridades dos respectivos países para tratar de assuntos que têm a ver com a integração dos emigrantes guineenses.

A governante informou que a viagem será o seu primeiro contacto com a diáspora guineense desde que assumiu as funções , acrescentando que posteriormente fará o mesmo noutras partes do mundo. 

“Vamos aproveitar este encontro com as nossas comunidades para auscultar as suas preocupações e se inteirar “in loco” da forma como vivem e das dificuldades com que se deparam", disse.

Suzy Barbosa afirmou que manterá encontros com os seus homólogos nesses países para juntos tratarem de assuntos relacionados à integração da comunidade guineense.

Disse que em Portugal será recebida pela sua homóloga e pela Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e o Alto Comissariado para os Refugiados.

Em Espanha Suzy Barbosa manterá em Almeria, onde recentemente um cidadão guineense foi morto, um encontro com as autoridades espanholas com o mesmo objectivo.

"Aproveitaremos para manter contactos com a Direcção-Geral da Política Externa de Espanha e com o Secretário de Estado de Negócios Estrangeiros. Já em França pretendemos ter encontros tanto com a nossa comunidade bem como com as autoridades francesas", informou, salientando que concluirá o seu périplo no Reino Unido, onde ambiciona ter um encontro com a comunidade guineense local. 

De acordo com aquela governante pretende-se ainda com esta viagem não é só se inteirar da situação em que vive a comunidade guineense nestes países, mas sobretudo criar condições para que seja feita um recenseamento real dos emigrantes de forma a saber o seu número exacto e das actividades que exercem nestes países.

Suzy Barbosa sublinhou que pretende ainda, com a sua viagem, realizar um estudo que vai permitir conhecer bem que tipos de emigrantes existem em cada país, qual é a sua ocupação e o seu nível de vida.

Acompanham Suzi Barbosa neste périplo europeu, o Embaixador da Espanha na Guiné-Bissau, deputado do Círculo da Europa e um técnico da Direcçao Geral das Comunidades.
 
ANG/MSC/ÂC/SG\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário