sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

«CPLP» SITUAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU VAI SER DEBATIDA EM LISBOA


Bissau,12 Fev 16(ANG) – A crise política na Guiné-Bissau será tema principal da próxima reunião de Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Partuguesa, a decorrer no dia 27 de Março deste ano, em Lisboa.

O anuncio foi feito hoje pelo ministro dos Negocios Estrangeiros de Timor Leste, Hernane Coelho, à saída de um encontro com o Presidente da República, José Mario Vaz.

"Na reunião de Lisboa, teremos dois pontos para discutir, uma delas é a visão estratégica da CPLP,que será depois apresentada aos Chefes de Estado e de governos em Julho, em Brasília, durante a Cimeira da organizaçao", informou.

O diplomata timorense afirmou que é por isso que vieram à Guiné-Bissau para ouvir os diferentes interveniêntes e constatar com os próprios olhos a evolução social, económica e política da Guiné-Bissau.

Declarou que quando Timor Leste assumiu a Presidência da CPLP não preocupou só com a vida da organização, mas também com algumas questões que estão a acontecer nos outros países membros.

Em relação a situação política prevalecente na Guiné-Bissau, segundo Hernâne Coelho, tem a ver com o resultado da Mesa Redonda de Bruxelas e neste sentido a CPLP gostaria de facto de acompanhar de perto a evolução do país.

Coelho lembra que a missão não veio negociar nem mediar,mas sim acompanhar e ouvir as sugestões e preocupações sobre a actual situação do país.

"A CPLP, como uma organização, está aqui para ver como pode contribuir para o processo do desenvolvimento sócio-económico e político da Guiné-Bissau", salientou.

A delegação da CPLP chefiada por Hernane Coelho e integrada pelo secretario executivo da organizacäo, o mocambicano Murade Murargy esteve de visita à Bissau durante três dias.

ANG/LPG/SG\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário