sábado, 20 de fevereiro de 2016

MINISTROS DO COMÉRCIO DA CPLP REÚNEM-SE EM DÍLI


Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e
 Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste


Os delegados à II Reunião dos Ministros do Comércio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa [CPLP]chegam amanhã, dia 20, a Díli. A reunião  realiza-se de 22 a 24 de fevereiro, para abordar assuntos como perspetivas de diversificação económica, participação nos mercados globais, apoio ao setor privado e impacto da crise financeira provocada pelos baixos preços do petróleo e do gás. Estarão representados os membros da CPLP, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Como observadores associados, estarão igualmente presentes delegados da Geórgia, Japão, Maurícia, Namíbia, Senegal e Turquia, a que se juntam convidados regionais, como a Austrália, Indonésia, Singapura e Vietname.

Durante este exercício da Presidência Rotativa da CPLP, Timor-Leste tem promovido a parceria entre os membros do grupo e as suas respectivas regiões, para tirar partido de oportunidades de negócio num âmbito mais vasto. Timor-Leste funciona como uma ponte estrategicamente localizada para os mercados da Ásia e Pacífico.

O Ministro do Comércio, Indústria e Ambiente, Constâncio Pinto, afirmou que "a Reunião Ministerial da CPLP beneficiará tanto Timor-Leste como os outros membros, porque visa aumentar as trocas e favorecer o estabelecimento de laços de negócio dentro da CPLP e com mercados mais amplos". Em janeiro deste ano, durante a preparação para esta reunião, foi assinado um acordo de cooperação entre o Ministério do Comércio, Indústria e Ambiente de Timor-Leste e a União de Exportadores da CPLP. As atividades de cooperação aí definidas levarão à criação em Timor-Leste do primeiro laboratório de certificação de produtos – requisito indispensável para o crescimento das exportações – e o desenvolvimento de uma "incubadora de negócios", para apoiar a qualificação dos jovens empresários timorenses. Entre 25 e 27 de fevereiro, terá lugar o I Fórum Económico Mundial da CPLP, que reunirá empresários, não só lusófonos, mas de todo o mundo, o que abre várias oportunidades de negócio em Timor-Leste e na região.

O Porta-Voz do Governo, Ministro de Estado Agio Pereira, observou que "a próxima reunião de Ministros do Comércio da CPLP, seguido do Fórum Económico Global da CPLP, tem como objetivo desenvolver projetos empresariais, estimular o setor privado, promover parcerias e facilitar transferências de tecnologia e conhecimento. Todas estas áreas são de importância vital para o crescimento económico sustentável e diversificado que procuramos em Timor-Leste." FIM

Díli, 19 de fevereiro de 2016

Agio Pereira +670 77045002 agio.pereira@cdm.gov.tl govtlmedia@gmail.com www.timor-leste.gov.tl

Sem comentários:

Enviar um comentário