quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

«ENSINO GUINEENSE» ODETE SEMEDO DEFENDE APOSTA NO ENSINO PARA DESENVOLVER O PAÍS


Bissau, 17 Fev 16 (ANG) - A Ministra da Educação Nacional, Maria Odete Costa Semedo defendeu hoje a necessidade de a Guiné-Bissau apostar no sector educativo como forma de promover o próprio desenvolvimento.

Maria Odete Costa Semedo falava na cerimonia de comemoração do dia dos professores, 17 de Fevereiro, decorrida sob o lema "reforçar o capital humano é melhorar a qualidade de vida de cada cidadão, o índice humano mede-se pela oferta da educação".

“Um país com alta taxa de analfabetismo e de desistência das crianças e adolescentes na escola é um país que está a adiar o seu desenvolvimento”, considerou a ministra da educação.

A governante acrescentou que a sociedade deve alargar a visão da educação, olhar para os professores como uma extensão da família ou a escola como um lugar de socialização das crianças e adolescentes.

Odete Costa Semedo chamou os professores “construtores da paz e da estabilidade”, sublinhando que eles são identificadores de valores éticos que estão na base da organização de uma sociedade solidária.

“Os professores merecem ter tempo de estudar, de pensar, de teorizar e de experimentar as ciências porque um país tem o direito ao desenvolvimento, e o avanço de qualquer sociedade se faz com a qualidade no sector educativo”, disse .

Semedo destacou que educar exige responsabilidade partilhada e que na referida ordem de ideia a preocupação do governo e dos parceiros não se limita simplesmente no pagamento de salários, mas também na formação dos agentes educativos e na organização da administração e do ambiente escolar.

A governante lembra aos professores que estão nas suas mãos, o futuro da Guiné-Bissau e que por isso é necessário sempre ter a coragem e vontade em trabalhar para o país no seu todo.

Por sua vez, o Presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF) referiu que assinalar a data não deve resumir-se apenas em comemorações, mas sim na reflexão sobre a situação dos docentes.

Luís Nancassa apelou a ministra de tutela no sentido de dar o máximo para resolver os problemas dos professores.

Na cerimónia de comemoração foram debatidos temas como, a situação actual da educação guineense com ênfase sobre os problemas do professor e reformas no sector educativo, orados respectivamente por Mamadu Saliu Djassi e Fodé Mané.

O 17 de Fevereiro é celebrado como o dia dos professores guineenses para recordar a data da morte durante um bombardeamento de aviação colonial a localidade de Cubucaré, do professor Areolino Cruz , na tentativa de salvar os seus alunos. 

ANG/AALS/JAM/SG\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário