sexta-feira, 17 de outubro de 2014

POLÍCIA DE INTERVENÇÃO RÁPIDA GUINEENSE (PIR) RECUPERA 47 DAS MAIS 90 CABEÇAS DE GADO BOVINO ROUBADAS NO SECTOR DE CANCHUNGO


Bissau – O destacamento da Policia de Intervenção Rápida (PIR), colocado no Sector de Canchungo, norte da Guiné-Bissau, apoiado pelos elementos da Guarda Nacional, recuperou 47 das mais de 90 cabeças de gado bovino roubadas nos últimos dias, nas diferentes povoações que compõem a localidade.

Entre os elementos recuperados constam ainda painéis solares, um motor fora de bordo com a capacidade de 40kw, armas de fogo e mais de uma dezena se pessoas detidas, todas suspeitas de envolvimento na prática de crimes de roubo de gado na região.

A cerimónia de entrega simbólica destes animais foi feita pelo Comissário da Polícia da Ordem Pública para a Província Norte, Paulino Dias, ao régulo de Canchungo, Fernando Batica Fereira.

A PNN esteve em Bula, onde se encontra um grupo de 21 cabeças de gado bovino à espera de serem identificados pelos seus proprietários para, de seguida, se proceder à sua entrega.

Em Canchungo a PNN registou, no Quartel-general desta força policial, nove cabeças de gado, bem como um camião carregado com 17 cabeças de gado bovino.

Em declarações à PNN, o régulo de Canchungo mostrou-se satisfeito com a resposta do Governo face à queixa apresentada pela população devido aos furtos.

Sobre o mesmo assunto, o Porta-voz do Ministério da Administração Interna, Samuel Fernandes, informou que os resultados desta operação surgem em resposta ao apelo e às orientações feitas pelo Governo através do ministro da Administração Interna, Botche Candé, sobre a necessidade de busca e recuperação dos animais em causa.


1 comentário:

  1. Uma vergonha para o pais que muitos destes bandidos armados com armas de guerra mostrando que sao homens corajozos que entram nas tabancas ameaçando populaçoes que nao tem nenhuma desfesa com estas armas de guerra roubando tudo o que se encontra nas suas residencias. Muitos deles vao ao serviço militar para poder ter uma arma na sua posse so para o roubo e mais nada enquanto essa populaçao trabalhadeira nao podem beneficiar do seu fruto do trabalho porque sao roubados constantemente e ameçados com armas de guerra. Isto é uma cultura pois é roubar é uma cultura, roubar é uma cultura,roubar é uma cultura? A dois anos passados a policia nacional confiscou todas as armas de Fogo do tipo calibre 12 que conhecemos como armas de caça.Estes homens armados quando entram nestas tabancas ja sao informados que nesta ou aquela residencia nao tem nenhuma arma de Fogo. Este assunto deve ser tratado ao alto nivel dos nossos chefes militares porque se conhecem muito bem e sabem quem sao estes homens armados.O senhor Arregado Mantequi Té esta calado sobre este problema do roubo. O senhor Armando Mandinga Helder Vaz e nhu Afonso Té deveriam comentar esta triste noticia nesta regiao. Digo isto porque me lembro da campanha presidencial nesta regiao destas pessoas.

    ResponderEliminar