quinta-feira, 30 de outubro de 2014

MINISTRA DA SAÚDE RESPONSABILIZA "MAUS HÁBITOS" DOS TÉCNICOS NA MORTE DE GRÁVIDAS E CRIANÇAS NOS HOSPITAIS GUINEENSES



Valentina Mendes pede aos novos alunos da Escola Nacional de Saúde Pública para não ficarem passivos, como se os doentes "fossem galinhas ou um cão".

A ministra da Saúde da Guiné-Bissau acusou técnicos do setor de provocarem a morte a grávidas e crianças "pelos maus hábitos" durante a assistência médica nos hospitais do país.

"A partir deste novo ano letivo, temos que esquecer aqueles maus hábitos nos nossos hospitais. Nós cometemos, provocamos mortes às mulheres e crianças e ficamos passivos como se fossem galinhas ou um cão", afirmou Valentina Mendes. A responsável falava na quarta-feira na cerimónia de receção de um conjunto de equipamentos de escritório e uma viatura oferecidos à Escola Nacional da Saúde Publica pelo Fundo da ONU para População. Dirigindo-se aos alunos da escola da Saúde, a ministra exortou-os a deixarem de lado "os maus hábitos" e terem compaixão por aqueles que procuram assistência médica. 

Em caso de morte de um paciente, Valentina Mendes exortou os profissionais da Saúde a fazerem uma pergunta a si mesmos. "Temos que nos perguntar por que morreu esta mulher durante o meu turno, o que é que não fiz correto, porque é que morrem pessoas durante o meu turno", lembrando que a morte de qualquer ser vivo deve ser motivo de preocupação. "Quando me morre um cão na minha casa, fico constrangida", sublinhou a ministra da Saúde, num tom bastante crítico, dirigindo-se aos alunos da escola da Saúde, aos quais lembrou que a escolha da profissão é de responsabilidade de cada um. "É da nossa livre vontade a escolha desta profissão que é nobre mas que lida com a vida das pessoas", frisou Valentina Mendes.

Na semana passada ao usar da palavra na abertura de um encontro de reflexão sobre a Saúde na Guiné-Bissau, o primeiro-ministro - Domingos Simões Pereira, criticou também o comportamento dos agentes do setor e o secretário de Estado da administração hospitalar - Domingos Malu, ameaçou mesmo "correr com os maus profissionais" dos hospitais.

4 comentários:

  1. Bom trabalho ,
    Gostaria no entanto de aconselhar o não despedimento desses elementos mas a sua reciclagem e se se mantivesse a situação ai sim

    ResponderEliminar
  2. Pra gostaria ver policia judiciária a fazer inquéritos pra apurarem criminosos qur fazem isso pirqur é edmissivel estes tipos de profissionalismo de banditismo natar as pessoas ora ganhar dinheiro ai mesmo .

    ResponderEliminar
  3. Segilo Profissional ,Profissionalismo,criar condicoes e exigir responsabilidade para com os pacientes

    ResponderEliminar
  4. Muito bo, por las palabras de la Ministra de Saude....los profesionales jovenes han de mudar la mentalidad...y creo que lo haran....tambien es muy importante dar apoyo a los agentes comunitarios...muchoas veces es muy dificil llegar al hospital de referencia por falta de transporte o dinero para ir...Mi experiencia es que si se acerca la medicina a la gente y se enseñan cosas basicas...y se les hace ver a la poblacion, lo importante que es acercarse al agente de Salud... Nosotros estamos colaborando desde hace años en una pequeña Tabanca..y hemos ido viendo reducir la mortalidad infantil y de gravidas..de una forma impresionante...y es porque se ha motivado a la poblacion a habitos saludables y los agentes sanitarios locales... se han implicado mucho...hemos tenido la suerte de contar con un Enfermero del Hospital de Bafata que por desgracia murio no hace mucho MANEL TIBNA...que AMABA SU PROFESION...Y JAMAS VI A NADIE QUE TRASMITIERA ESE AMOR POR LA SALUD DE SU PUEBLO COMO EL... Y ahora los jovenes profesionales sanitarios Doctoras/es Enfermeras/os se estan implicando mucho , pero tambien es necesario que ellos sean pagados regularmente y de forma justa..PIDO DISCULPA POR NO ESCRIBIR EN CRIOLLO......... O BRIGADO ... (www.silogb.com )

    ResponderEliminar