quarta-feira, 29 de outubro de 2014

RUI MACHETE DESMENTE QUE ADIAMENTO DECIDIDO PELA TAP SE DEVA À SITUAÇÃO DO VÍRUS ÉBOLA, E TAP VAI RETOMAR OS VOOS PARA GUINÉ-BISSAU DENTRO DO PRAZO DE 45 DIAS FIXADOS PELA COMPANHIA



O ministro dos Negócios Estrangeiros português espera ver a TAP a retomar os voos para Guiné-Bissau dentro do prazo de 45 dias fixados pela companhia.

Rui Machete está em Bissau para participar na cimeira extraordinária dos chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e ao ser questionado sobre os motivos do cancelamento da retoma dos voos da TAP para Bissau, que estava prevista para dia 28, disse que a companhia promete regularizar a situação dentro de 45 dias. O ministro negou, contudo, que o adiamento da retoma dos voos se tenha devido à situação do vírus Ébola nos países próximos à Guiné-Bissau. "Penso que não. Essa não é a justificação dada pela companhia", notou Machete.

A administração da TAP promete retomar os voos em dezembro alegando que as condições técnicas não estavam reunidas. 

Questionado sobre o tipo de ajuda que Portugal poderá dar à Guiné-Bissau, o chefe da diplomacia portuguesa notou que Lisboa está aberta a ouvir os pedidos e disponível para ajudar "dentro das possibilidades". "Daremos toda a ajuda naquilo que nos for solicitado. Há um plano que está estabelecido e que vai ser assinado proximamente em que se estabelecem diversas alíneas dessa ajuda, designadamente em matéria de saúde, de educação, de justiça, de vários aspetos da administração pública e também na questão de segurança", observou Rui Machete. O chefe da diplomacia portuguesa frisou existir "uma boa vontade" de Portugal em ajudar a Guiné-Bissau. 

A reunião extraordinária do Conselho de Ministros CPLP ainda não foi aberta devido aos atrasos na chegada a Bissau do chefe da diplomacia de Angola - Georges Chikoti. A reunião devia começar às 10 horas (mesma hora em Lisboa).
rdp

Sem comentários:

Enviar um comentário