segunda-feira, 20 de outubro de 2014

JOSÉ SÓCRATES DISSE QUE: 'AGORA O PS JÁ TEM "CREDIBILIDADE" PARA "APELAR À MAIORIA ABSOLUTA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES EM PORTUGAL"



No seu espaço de comentário semanal, José Sócrates considerou que a recente sondagem da Universidade Católica, que dava uma vitória por 45% - “uma maioria absoluta”, realçou – a António Costa é uma novidade política relevante: agora o PS pode pedir ao país, “com credibilidade”, uma maioria absoluta, afirmou.

Para o antigo primeiro-ministro, a sondagem da Universidade Católica divulgada esta semana e que apontava para uma vitória do PS, com 45% dos votos, nas próximas eleições legislativas é “um facto político importante”. Pela primeira vez em três anos, disse à antena da RTP, o PS surge numa sondagem com maioria absoluta.

Para José Sócrates, este facto traz uma novidade ao debate político em Portugal: “o apelo à maioria absoluta que era feito no passado [pelo PS] pode agora ser feito com credibilidade”, diz, considerando que agora a possibilidade de uma maioria absoluta existe “e está patente nas sondagens”.

Para o ex-governante, esta novidade poderá também ter influência nas futuras opções políticas dos partidos da coligação governamental (PSD e CDS). Diz Sócrates que esta sondagem “leva também a um certo sentimento de aflição aos partidos do Governo”, considerando que “vão ser tentados a unir-se porque a única possibilidade que lhes resta é tentar disfarçar o impacto da derrota, tal como aconteceu nas Europeias”.

Já sobre as críticas feitas pelos partidos do Governo, de que António Costa não tem uma verdadeira política alternativa, Sócrates considera que “António Costa disse muito”, sugerindo que apresentou uma “alternativa absolutamente crítica” e “essencial”: a de não seguir uma política de austeridade.

Na perspetiva do ex-primeiro-ministro, “o ainda presidente da Câmara Municipal de Lisboa “apresentou na campanha a sua visão para o país” e que ainda “tem tempo para fazer o programa do Governo”, com o qual se poderá candidatar às legislativas de 2015. 

noticiasaominuto

Sem comentários:

Enviar um comentário