domingo, 26 de outubro de 2014

PRESIDENTE MAIS POBRE DO MUNDO DEIXA PODER BREVEMENTE


O ex-guerrilheiro, conhecido como o presidente mais pobre do mundo devido ao seu estilo de vida, deixa o poder a 1 de março. Os uruguaios elegem hoje o seu sucessor.

Uma chacra (pequena quinta) em Rincón del Cierro, nos arredores de Montevideu, um Volkwagen Carocha de 1987 e três tratores. Esta é toda a riqueza do presidente do Uruguai, José Mujica, avaliada em menos de 170 mil euros. Pode parecer pouco para um chefe de Estado, mas para Pepe, que doa 90% do seu salário anual de dez mil euros para caridade, é mais do que suficiente. É por isso que ficou conhecido como o presidente mais pobre do mundo. Não o será por muito mais tempo - hoje há eleições (ver caixa) e Mujica terá de passar a pasta ao seu sucessor a 1 de março de 2015. A vida continuará então como antes.

"Não sou pobre, sou sóbrio, com pouca bagagem, vivo com o suficiente para que as coisas não me roubem a liberdade", defendeu Mujica numa entrevista emitida nesta semana pela CNN, gravada na chacra onde o ex-guerrilheiro que chegou à presidência em 2010 continuou a viver mesmo depois de eleito. "Tu, com o teu dinheiro, não podes ir a um supermercado e dizer: venda-me mais cinco anos de vida. Não podes. Não é uma mercadoria, então não a devemos gastar mal. Temos de a usar e gastar com as coisas que nos motivam a viver."

Sem comentários:

Enviar um comentário