segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Covid-19/ Guiné-Bissau regista mais 33 novos casos de infecções e duas pessoas são dadas como recuperadas da doença



Bissau, 03 Jan 22 (ANG) – O secretário adjunto do Alto Comissariado para a Covid-19 anunciou esta segunda-feira, em Bissau o registo de mais 33 novos casos de infeção, para um total de 6,499 casos já registados desde o inicio da pandemia no país.

Segundo Plácido Cardoso, os 33 novos casos representam um aumento de quase três vezes de casos de infecção em comparação com dados anteriores que eram de 4 à 8 casos de infecção por semana.

Segundo Cardoso, que falava na habitual conferência de imprensa semanal de actualilização dos dados da Covid-19, o número de óbitos por covid-19 permanece em 149 vitimas.

Com o aumento do número de casos de infecção, Plácido Cardoso admite a possibilidade de o país enfrentar uma nova vaga da pandemia tal como acontecera no mesmo período, do ano passado.

Contudo, revelou estar em curso um conjunto das acções de reforço de vigilância ao nivel de pontos de entrada e bem como nas estruturas sanitárias, apesar da greve em curso no sector sanitário.

Dados apresentados pelo secretário adjunto do Alto Comissariado, demonstram que a taxa de positividade é de 3,3 por cento contra 1, 8 por cento da semana anterior.

Dos 33 novos casos de infecção, segundo Palcido Cardoso, 31 foram diagnosticados no Sector Autònomo de Bissau e dois na região de Biombo.

De acordo com Plácido Cardoso durante nessa semana foram testadas 978 pessoas.

Informou que a faixa etária com maior número de casos de infecção continua a ser de 25 à 34 anos, seguida de 35 à 44 anos e diz que os óbitos mais se verificam na população idosa de maior de 64 anos, sobretudo de sexo masculino.

Perguntado se o aumento de casos tem a ver com o surgimento da variante “Ómicron” no país, Plácido Cardoso disse que com a Ómicron ou sem a Ómicron a verdade “é que os guineenses não estão a proteger-se do virus da Covid-19”.

Apela para que as pessoas se dirigissem aos postos de vacinação para se imunizarem e aos que ainda não completarem as doses pede que tomassem a segunda. “80 por cento das pessoas tomaram apenas uma dose pelo que é necessário completarem a dose”, disse.

Conosaba/ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário