O cemitério de Antula, em Bissau, está quase sem espaço para realização de futuros sepultamentos. Várias sepulturas foram completamente abandonadas e corre-se o risco de haver centenas de exumações.
De acordo com uma constatação feita pela Rádio Sol Mansi (RSM), o espaço onde se realizam os sepultamentos dos cristãos e muçulmanos já estão quase lotados e a previsão é que caso não seja encontrada uma solução urgente a situação pode agravar até o fim do ano.
O facto foi confirmado por coveiros que alertam a Camara Municipal de Bissau para acionar urgentemente um mecanismo para colmatar esta situação.
Se a situação não seja solucionada a tempo, a única alternativa seria a exumação, um processo que poderá afetar milhares de famílias que não legalizaram ainda as campas dos seus ente-queridos.
Entrevistado esta manhã o responsável dos Coveiros, Paulo Ufna Nhaga, confirmou que já estão a ponderar na exumação dos cadáveis para poder facilitar na realização de novos sepultamentos.
Os coveiros exortam a Camara Municipal de Bissau a pensar num novo espaço para sepultar os defuntos.
A lotação do cemitério de Antula já é do conhecimento da Camara Municipal de Bissau e, de acordo com uma fonte da RSM junto desta instituição camararia, apesar de não avançar com detalhes, confirma que já a instituição já está a diligenciar os mecanismos para encontra uma solução.
O certo é que, segundo as nossas constatações as pessoas já foram sepultadas até a escassos metros na mura do cemitério.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Turé da Silva/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário