sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

BAD FINANCIA PROJETO PARA MULHERES E JOVENS NUM VALOR DE QUATRO BILHÕES DE FRANCOS CFA

As Mulheres e jovens da região de Cacheu, Biombo, Oio e Bissau, vão beneficiar de emprego através do Projecto que pretendem valorizar diferentes sectores.

O projeto é de Apoio à Autonomização e inclusão financeira das mulheres e jovens nas fileiras de caju, frutas e legumes, orçado num valor de cerca de quatro bilhões de Francos cfa, o projecto tem duração de 5 anos.

O objectivo do projecto é de contribuir para o empoderamento económico e criação de empregos sustentáveis para as mulheres e jovens.

Na abertura do lançamento do Projecto, o Ministro da Agricultura, Marciano Silva Barbeiro, disse que o montante alinha-se na estratégia alimentar nacional do país.

“ O lançamento do projecto de apoio a autonomização e inclusão financeira das mulheres e jovens nas fileiras do caju, frutas e legumes na Guiné-Bissau, marca uma importante etapa na implementação das políticas públicas que visam o alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável 2030”, disse o ministro.

Com um montante global de 5 milhões de unidades de contas, ou seja, cerca de 4 bilhões de francos cfa, a estratégia do projecto alinha-se na estratégia alimentar nacional do país que incide a volta de programas e das acções específicas dentro dos subsectores de valorização da produção hortícola, de frutas e legumes, construção de infra-estruturas rurais, e gestão dos recursos naturais.

Esta estratégia visa igualmente limitar os efeitos da agricultura itinerante através de um processo de intensificação das culturas e da organização dum sistema agro-alimentar solido e preformante.

Para Marciano Silva Barbeiro, neste projecto será aberto um fundo de financiamento ou linha de crédito de um milhão de unidades de contas ou seja setecentos e oitenta milhões de francos cfa.

“ Construído na base de uma parceria público-privada, o projecto permitirá a termo, profissionalizar 100 cooperativas de mulheres e micro e pequenas empresas, oferecer oportunidades de formação de inserção a trezentos (300) rapazes e meninas e formar cinco (5) especialistas em caju e dez (10) formadores especializados no processamento de produtos agrícolas. Além disso, serão instaladas 2 (duas) unidades de processamento de caju, além de oito armazéns de armazenamento e oito áreas de secagem.

Para completar o dispositivo, será aberto um fundo de financiamento ou linha de crédito de um milhão de unidades de contas ou seja setecentos e oitenta milhões de francos cfa e criadas espaços infantis param a saúde e educação de crianças, instalados nas unidades de produção, e serão criados pelo menos 1.500 empregos directos”

Os resultados esperados pelo comité de pilotagem é melhoria do crescimento inclusivo e rendimentos das mulheres das fileiras de caju, frutas e legumes, e também acesso das mulheres ao financiamento da actividade económica…

Por: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário