sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Política/Comité Central do PAIGC renova confiança no seu líder, Simões Pereira

Bissau,21 Jan 22(ANG) – O Comité Central do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), aprovou quinta-feira, por unanimidade, uma Resolução que renova a confiança desta direção alargada do partido ao líder desta formação política, Domingos Simões Pereira.

A renovação de confiança ao Simões Pereira acontece numa altura em que, em vésperas de realização do X congresso do PAIGC, várias correntes de opinião , inclusive de alguns dirigentes do partido se insurgem contra a continuidade de Domingos Simões Pereira na liderança do partido.

O Comité central através desssa Resolução apela aos subscritores de uma Carta Aberta a reconsiderarem as suas posições e que, doravante, passam a observar os mecanismos internos existentes no seio do Partido.

Um grupo de cinco dirigentes, por via dessa Carta Aberta, responsabilizam Domingos Simões Pereira pela perda de mandatos parlamentares verificada durante os dois mandatos que dirigiu o partido e pela situação de oposição em que o PAIGC se encontra actualmente, entre outras.

Igualmente os Membros do Comité Central aprovaram 3 moções, nomeadamente de Gratidão e Reconhecimento aos Combatentes da Liberdade da Pátria por ocasião do Dia 20 de Janeiro; Moção de felicitações ao autor e compositor Adriano Ferreira Atchutchi, pela atribuição do Diploma “Fidju di Guiné Bali” pela Universidade Colinas de Boé e de Condenação ao Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, pelas “ameaças, tentativas de intimidações e de ingerência nos assuntos internos do PAIGC”.

Segundo Muniro Conté, secretário nacional do PAIGC para Informação e Comunicação, no seu discurso de encerramento dessa reunião do Comité Central, Domingos Simões Pereira recomendou o respeito aos compromissos com os ideais de Amilcar Cabral, como forma de tornar o Partido cada vez mais unido e coeso.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário