O conselho de ministros previstos para esta quinta-feira (27) ficou adiado e tudo indica que o adiamento tem a ver com a recente remodelação governamental.
Sabe-se que estava previsto o conselho de ministro de hoje ser presidido pelo presidente da Republica, Umaru Sissoco Embaló, mas este acabou por adiar a sua presença supostamente pela sua agenda na presidência.
O Presidente procedeu, ontem, a remodelação governamental exonerando 3 ministros e três secretários de Estado, nomeando apenas uma mulher.
Foram três decretos publicados simultaneamente. Entretanto, a novidade nesta remodelação é a entrada da antiga diretora da PJ, Teresa Alexandrinha da Silva, nomeado ao cargo da ministra da justiça.
No ministério dos transportes e comunicação foi nomeado Aristides Ocante da Silva, que até aqui era o conselheiro do Presidente da República.
O antigo secretário de Estado da juventude e dos desportos nomeado ao cargo do Secretario de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Para o ministério da Educação Nacional é nomeado Abas Djaló, e Timóteo Saba M´bunde à pasta do ensino superior e investigação científica
Tomane Baldé, Ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social demitido, passa a ocupar a pasta do Alto Comissariado para a Covid 19, local onde esteve como comissário adjunto com regalias inerentes ao cargo do ministro.
Cornélia Lopes Man é exonerada ao Cargo da Secretaria de Estado da Gestão Hospitalar e Alfredo Malú ao cargo do secretário de Estado da Ordem Pública.
A nova orgânica terá 22 ministérios de 8 secretarias de Estado.
A redacção/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário