quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

GOVERNO GUINEENSE, ANUNCIA QUE VAI FINANCIAR O PROCESSO DE RECENSEAMENTO ELEITORAL

O Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Dias, anunciou para o próximo mês de março, o início do recenseamento eleitoral para as eleições legislativas em 2023 na Guiné-Bissau, que segundo a sua explicação, serão financiadas pelo executivo.

O governante falava esta quarta-feira, 26 de janeiro de 2022, durante um encontro com o Secretário Executivo da Comissão Nacional das Eleições, na presença do responsável do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral.

O ministro afirmou que pela primeira vez na história da Guiné-Bissau, o governo vai financiar o processo de recenseamento eleitoral, afiançando que “não se pode esperar somente pelo financiamento das organizações internacionais”.

Segundo Fernando Dias, a Lei n° 11/ 2013 prevê que recenseamento eleitoral tenha lugar nos períodos de janeiro a março e que os kits de recenseamento contenham a impressão digital local. Porém, o governante disse que foi informado que os kits disponíveis não têm um software para a impressão local, uma preocupação que será partilhada com os representantes dos partidos políticos.

Informou que o governo já tem disponível um orçamento de quatro bilhões de francos CFA, que seráadotado em Conselho de Ministros, para realizar o processo.

“A dívida do ano 2018 é de 632 milhões francos CFA e a de correção de omissão em 2019 ronda os 237 milhões Francos cfas” revelou, lembrando que o imposto de democracia implementado pelo governo permitiu que o país esteja em condições de financiar o processo de recenseamento previsto para março próximo.

As próximas eleições legislativas no país estão previstas para 2023.

Por Noemi Nhanguan
Foto N N
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário