segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

PRESIDENTE DO BURKINA FASO DETIDO POR MILITARES

O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kabore, foi detido num acampamento militar, segundo avançou esta segunda-feira, 24 de janeiro de 2022, duas fontes de segurança e um diplomata da África Ocidental à agência de notícias Reuters.

A notícia surge após terem sido ouvidos disparos junto à residência do Presidente e foi avançada esta segunda-feira por duas fontes de segurança e um diplomata da África Ocidental à agência de notícias Reuters.

No domingo, centenas de pessoas saíram à rua para apoiar os soldados. Na capital Ouagadougou, perto da Praça da Nação, a polícia utilizou gás lacrimogéneo para dispersar cerca de 300 manifestantes. Foram ainda ouvidos disparos em várias bases militares do país.

O possível golpe de Estado acontece numa altura em que os militares e a população se têm manifestado contra o Presidente por considerarem não estar a conseguir conter o avanço dos jihadistas e a proteger devidamente as comunidades do Burkina Faso.

O ministro da Defesa, Aime Barthelemy Simpore, negou que o Presidente tenha sido detido pelos amotinados, mas o paradeiro de Kabore permanece desconhecido.

O país entra, a partir das 20h00 locais desta segunda-feira, em recolher obrigatório noturno. 

Um decreto indica que a medida será mantida “até nova ordem” e abrange “todo o território nacional”.

O Ministério da Educação anunciou também que as escolas irão permanecer encerradas nos próximos dois dias.

In angop
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário