quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

O HERÓI DA ETERNIDADE

 

O momento não é da tristeza, mas sim de orgulho por ser ele a verdadeira alma para a conquista da dignidade do homem, ao serviço da Humanidade.

Amílcar Cabral foi em meu entender o mais inteligente, o mais criativo e o mais brilhante de todos os dirigentes da luta de libertação dos povos africanos colonizados naquela altura pelo regime português",  Manuel Alegre(O Poeta, Político)
No seu livro de memórias, “A Ponta da Navalha”, o jornalista francês Gérard Chaliand, que acompanhou e divulgou a Luta de Libertação na Guiné-Bissau, conta que quando disseram a Nelson Mandela “tu és o maior, Mandela replicou com toda a simplicidade, “não o maior é Cabral”.

20 de Janeiro de 1973 - 20 de Janeiro de 2022

“…jurei a mim mesmo que tenho que dar a minha vida, toda a minha energia, toda a minha coragem, toda a capacidade que posso ter como homem, até ao dia em que morrer, ao serviço do meu povo, na Guiné e Cabo Verde. Ao serviço da causa da humanidade, para dar a minha contribuição, na medida do possível, para a vida do homem se tornar melhor no mundo. Este é que é o meu trabalho.” A.C.

Em princípio, todas as guerras são igualmente violentas e cruéis, onde o humanismo é uma raridade e cujo objetivo fundamental é a busca da vitória, por todos os meios. É neste quadro de guerra, da conspiração e dos métodos criminosos e repressivos coloniais que se deve entender o recurso ao assassinato de Amílcar Cabral. Além disso, não há inimigo altruísta e bondoso. Tentar apresentar isso como argumento de defesa ou de justificação de qualquer atitude de boa-fé é uma desonestidade intelectual e pura falácia”.
Pedro Pires, quando caracterizava os ambientes físicos e, sobretudo, políticos e psicológicos presentes no cenário onde Cabral seria assassinado.
Foi uma das maiores tragédias que as forças imperialistas cometerem contra a África e a Humanidade.
O colonialista português é o primeiro responsável pela morte do Líder imortal Amílcar Lopes Cabral, encabeçado pelo Marcelo Caetano, General António Ribeiro de Spínola, a Pide e mais serviços de Inteligência.
"Na realidade nós enfrentamos o inimigo bárbaro que não tem escrúpulos nas suas ações criminosas, que usa todos os meios postos a sua disposição, para nos destruir, onde quer que nos encontremos " A.C.

A libertação dos Prisioneiros como Momo Ture, Aristides Barbosa do Tarafal, foi uma camuflagem do General Spínola, em que forjou  o discurso do Rafael Paula Gomes Barbosa, como se fosse de que o regime colonial já tem soluções para a Guiné.
Que conversa o Spínola, manteve no Palácio com as pessoas enviadas para Conakry?
Porque, as entrevista  do Spínola sobre a morte do Amílcar Cabral, sempre referiu de que pode ser os problemas internos no seio do PAIGC, a estupidez da Pide, e não sabe, não sabe?
Quem tinha o controlo da PIDE e a quem ela obedecia ?
Para a memória, é o próprio General que disse depois da sua chegada a Guiné, de que  a guerra não podia ser ganha por via das Armas, e então, que vias restaram?

Palavras do Amílcar Cabral " Os Tugas colonialistas, estão a fazer manobras intituladas (Por uma Guiné Melhor a Portuguesa),e querem com isto desestabilizar o PAIGC, fazendo camuflagem em libertar alguns nossos camaradas da Prisão de Tarrafal, aproveitando da dita benevolência, com o intuito de se iniciar as ações bárbaras contra o nosso Povo, isto é com assassinatos aos dirigentes do Partido, entre quais o próprio Amílcar Cabral.
"Quando for assassinado, sê-lo-ei por um homem do meu povo, do meu partido, provavelmente fundador, ainda que guiado pelo inimigo" A.C.
O Assalto a Guiné-Conakry, com o código de "Mar Verde" sob o comando do Alpoim Galvão, preparado na Ilha de Ossoga (Bijagos), tinha como objetivos:
▪︎Assassinar o Amílcar Cabral e demais dirigentes do Partido;
▪︎Libertar os Prisioneiros Portugueses;
▪︎Instalar um regime que cesse as ações do PAIGC, na República da Guiné-Conakry.

Foi um fiasco para o agressor, e uma vergonha internacional, invasão a um estado soberano, nas palavras do Seko Toure, ex-Presidente da República da Guiné.
Quem aceitou os planos de Alpoim Galvão, ou o próprio General António Ribeiro de S'Pinola, era o mentor da ideia e para que depois foram envolvidos e convencidos as autoridades máximas de Lisboa, porque as hipóteses  eram de que com a morte do Amílcar, terminará a guerra e compensaria as sucessivas derrotas diplomáticas impostas ao regime fascista de Portugal no mundo exterior, e as derrotas nos planos militares infligidas cada vez mais pelos patriotas, visto de que a guerra não podia ser ganho por via das armas.

O que justificava as duas dezenas de Navios estacionados na fronteira e pertencentes a Portugal e a Organização de Tratado do Atlântico Norte( OTAN), que aguardavam a chegada dos 3-Navios que tinham como prisoneiros, o Aristides Pereira, José Araújo, Ana Maria e mais...etc. ?
Graças a intervenção do Presidente Seco Toure,j unto do Embaixador da Russia com residência em Conakry, que prontificou em pedir ajuda ao Comandante Yuri Illin do único Navio Soviético estacionado no Porto de Conakry, que pertencia ao comando norte da ex-URSS(Murmansk), hoje a história seria outra a ser contada.

RECAPITULAÇÃO DAS MEMÓRIAS DE LUTA "  Noite após o assassinato do Cabral"
O Navio se descolou do Porto por volta da meia noite e sem a autorização do comando central da ex-URSS, as duas da manha tiveram a autorização do Comando Central, com uma condição, para que não houvesse incidentes que podem provocar os escândalos internacionais.

Por volta das três horas da madrugada  e por via Satélite, os três Navios foram localizados, e  já as cinco horas ao amanhecer foram surpreendidos e detidos os dois Navios sem nenhuma resistência, no regresso o Navio com o Aristides Pereira foi localizado e encontrado.

Nós questionamos, se não fosse algum preparado o porquê de tantos Navios a aguardarem a chegada dos três Navios?
O Alpoim Galvão, nas suas entrevistas nunca escondeu os planos do assassinato do Amílcar, e mesmo quando não esteve ligado ao Estado Major da Guiné.
Assassinar os dirigentes do Partido Africano Independente da Guiné e Cabo-Verde e dos Movimentos de Libertação das Colônias Portuguesas, foram sempre planos do regime Salazarista, associando aos planos do Imperialismo em liquidar os dirigentes africanos"
A nossa luta é fundamentalmente uma luta política, que visa um objetivo concreto, a independência e o progresso na nossa terra. A.C.

O próprio governante português é que disse
" O que quer o homem africano, é ter a sua expressão política e social"
Exatamente,  é o que quer o homem africano, nós chamamos isso, a Independência e ao Progresso que temos direito.

ÁFRICA
Anos 60, foram os anos das independências africanas "Rico dos acontecimentos e vitorias, mas mas trouxe a dor e sofrimentos aos Povos africanos"
Os verdadeiros colonizadores nunca deixaram a África, a forma e as estruturas das colonizações é que mudaram da sua face original, se não vejamos, após 58 anos das ditas independências africanas, foram implantadas as novas formas da colonização, que é o neocolonialismo.
Quais são os problemas que a África enfrenta?
▪︎ Não existência de Mercado Único
▪︎Não existe solidariedade entre os Países;
▪︎Não existe uma verdadeira união politica entre os Estados;
▪︎ implantação das Democracias e realizações de eleições nos estados africanos, sem que hajam estudos prévias das realidades dos próprios Países ;

▪︎As instituições como o Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional forjaram as privatizações e foram mal feitas, em nome da abertura do Mercado;

▪︎Fraca cobertura do comercio interno entre os estados membros da União Africana, o que representa só 15%;
A pobreza que se vive em Africa, leva os africanos a procurarem as melhores condições de vida,  através  de longas travessias dos Oceanos, pondo em riscos as suas vidas e para que quando chegassem o destino fossem transformados em escravos.
As guerras em África, são manipuladas  para se tirar proveitos das riquezas africanas, sejam elas na Africa do Norte, Este, Oueste, Sul e como se pode constatar em certos Países ,

Libia, Sudão do Sul , Eritreia, Somália,  Etiópia, Moçambique, Senegal, Sarra Espanhol, Mali....etc

Quem sustenta os Grupos Armados como Boku-Arram, Anserdine, Jihadistas..etc?

Os Países africanos, têm dividas colossais com o Banco Mundial, e o FMI...
E quem são as verdadeiras caras das ditas instituições, e quais os ganhos e benefícios?
A África respira e vive com o vento que sopra através das ondas do Mar, os gritos e cânticos dos Pássaros que voam cada vez  mais procurando as alturas ,e o chão vermelhado de um lado e da outra margem colorida de verde-verde dos anseios dos Povos.
O Continente Berço da Humanidade, e das civilizações mais antigas, entre quais da( Egípcia), que
serviu de refúgio de Jesus, Moises, Josoé , continua a ser rico pela sua riqueza natural e com a imensa pobreza do seu Povo, visto de que overdadeiros ditadores violam as Constituições da República e são apoiados para uma permanência vitalícia, com toda a corrupção que sustentam, enviando riquezas dos Povos para os Cofres Europeus e Americanos, onde mesmos os seus cadáveres são negociados para a vitalidade.

O que mudou da África após os assassinatos do:
Amílcar Cabral, Eduardo Mondlane, Patrice Lumumba, Thomas Sanghara, Marien Nguabi, Samora Moisés Machel..etc.?

Onde estão as verdadeiras faces dos dirigentes africanos  e que conspirações estão por de trás das Cortinas ?

É verdade de que a África e PALOPs se sentem a nostalgia da geração do Amílcar Lopes Cabral, Agostinho Neto, Eduardo Mondlane, Marcelino dos Santos, Mário de Andrade,  Vasco Cabral ..etc., porque tinham noção da cultura africana e aprenderam com o saber, seja na Casa do Império, como no Centro dos Estudos Africanos.

A verdadeira intenção e sonhos destes jovens  revolucionários, sem terem as mínimas ideias do que se passava no mundo exterior, isto é  fora das colônias, assumiram a luta com suor e sangue, em prol da Justiça, da Liberdade, da Identidade Cultural, e da dignidade humana.
CONSELHO PARA OS LIDERES AFRICANOS
As mentes que procurem vinganças destroem os estados, enquanto as que buscam as reconciliações constroem a Nação. Nelson Mandela( Madiba)

Para ser lider existem atributos  tais como:

Humildade: é a capacidade do líder possuir a fibra moral e nunca vislumbrar com a conquista.

Relacionamento interpessoal: valorizar o coletivo é um dos segredos para uma boa liderança.

Relacionamento intrapessoal: se alguém não controla a si mesmo, como controlará os outros?

Competência técnica: um líder deve ser rico em conhecimento e sabedoria da cultura geral e do seu próprio povo .

Visão: um bom líder enxerga onde ninguém enxergou, vê aquilo que ninguém viu, em outras palavras, é um visionário.
A África Ocidental, vive momentos de muitas tenções com os Golpes de Estado em Mali e na Guiné-Conakry.
A CEDEAO, está a ser instituição incapaz de resolver os problemas que afectam a Costa Ocidental Africana.
O Povo do Mali e da Guiné-Conakry, não são culpados das incapacidades das lideranças africanas e dos seus próprios Países.
Manifestemo-nos a nossa solidariedade com os dois Povos,cuja as histórias são partes do Património Mundial.
É ela África, vexada, calcada até as lágrimas, e um dia ela será a minha.
Vasco Cabral
Tomás Gomes Barbosa
Mestrado em Ciências das Tecnologias de Tratamento de Petróleo, Gás e seus Derivados.
Que Deus abençoe a África e o seu Povo
Bilbao ,20 de Janeiro de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário