segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Cooperação/China promete doar mais 300 mil doses de vacina a Guiné-Bissau

Bissau 03 Jan 22 (ANG) – O Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau prometeu que o seu país vai doar mais 300 mil doses de vacinas ChinaPharma ao país no primeiro semestre do ano em curso .

Gue Ce que falava, no último fim de semana, no acto de entrega de materiais informáticos ao Ministério das Pescas disse que a China e a Guiné-Bissau têm colaborado em várias áreas, actualmente com maio foco no sector da saúde, devido a pandemia de Covid-19.

“A China já ofereceu à Guiné-Bissau 300 mil doses de vacinas com longo periodo de validade que ainda está a ser utilizada. Como país amigo e irmão vamos continuar a apoiar esta Nação com as vacinas contra a Covid-19 na medida das nossas possibilidades “,disse o diplomata.

Ce disse que o seu país como parceiro tradicional da Guiné-Bissau no sector das pescas, não podia deixar de elogiar a medida do Governo de proibir a pesca nas águas territoriais guineense, durante 30 dias do período de repouso biológico, frisando que a Embaixada da China já informou às empresas chinesas de pesca de que devem respeitar as leis guineenses.

O diplomata disse acreditar que, com estas medidas de repouso, os recursos pesqueiros serão sustentaveis na Guiné-Bissau .

A oferta de materiais informáticos, segundo o Secretário-geral do Ministério das Pescas irá suprir certas dificuldades inerentes ao funcionamento dos serviços daquela instituição.

Maurício Sanca agradeceu o apoio da Embaixada chinesa no país na implementação do período de repouso biológico que segundo ele vai contribuir para a regeneração dos recursos haliêuticos da Guiné-Bissau, tendo ainda agradecido a ajuda chinesa na construção do Porto Artesanal e da Unidade de Conservação e Transformação do Pescado na Guiné-Bissau .

“Quero igualmente agradecer à empresa de pesca chinesa que disponibilizou uma parte da lógistica para que a implementação do periodo de repouso biológico no nosso mar seja uma realidade e estamos convicto de que vamos, de tempo em tempo, reforçar esta cooperação entre os dois países", disse Sanca.

O donativo entregue constitui-se de sete computadores de mesa, cinco impressoras, uma máquina fotocopiadora multifuncional, dois projectores e uma máquina fotográfica.

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário