quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Saúde/FNUAP doa materiais à Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes

Bissau 01 Set. 21 (ANG) - O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP),doou terça-feira sete aparelhos de ar-condicionado para os serviços do Bloco Operatório e de Neonatologia da Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes(HNSM).

Ao usar da palavra no ato de entrega dos respetivos aparelhos, o Secretário-geral do Ministério de Saúde Cletche Na Isna frisou que o Sistema Nacional de saúde guineense está carente em todas as latitudes ou seja precisa de tudo, desde recursos humanos, infraestruturas e de materiais de trabalho, pelo que cada oferta recebida deve ser tratada com muita sensibilidade e usada de uma forma correta com a finalidade de servir a população.

O governante agradeceu ao FNUAP e aconselhou a Direcção do HNSM a fazer um bom uso dos materiais doados.

Por seu turno, o representante do Fundo das Nações Unidas para a População Cheikh Fall , disse que o HNSM merece mais apoios do género, por ser o principal e de referência nacional, e que presta serviços para as regiões sanitárias do Sector Autónomo de Bissau, Biombo e de Bolama Bijágos devido a ausencia de hospitais regionias nessas localidades.

Por isso, segundo ele, investir no HNSM é uma aposta na qualidade dos serviços obstétrico e neonatal de urgência, com consequente na redução da mortalidade evitável na Guiné-Bissau.

“Hoje entregamos estes sete aparelhos de ar-condicionado e de seguida a sua montagem ,manutenção, e vamos reforçar capacidade do pessoal da maternidade com vista a melhoria das condições de trabalho e prestações de cuidados”, disse.

Acrescentou que o evento tem grande importância para a Politica Nacional da Saúde Reprodutiva, Materna –neonatal , Infantil e de Adolescentes (SRMNIA) 2019-2024.

Fall vincou que o escritório da organização no país tem apoiado a Guiné-Bissau no seu desafio de desenvolvimento sanitário, na elaboração dos principais documentos de políticas nacionais, na aquisição e distribuição dos insumos e produtos de saúde reprodutiva ,planeamento familiar ,nas campanhas das fistulas obstétrica ,assim como em equipamentos de saúde.

“Hoje como no passado ,e para o futuro a aposta foi, é e será sempre uma gravidez desejada ,um parto seguro como prioridade da nossa cooperação e assistência ao Governo da Guiné-Bissau”, afirmou Cheikh Fall.

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário