quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Saúde/Director da Maternidade do HNSM exalta a atenção do FNUAP à saúde materno-infantil

 

Bissau 01 Set 21 (ANG) – O Director da Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes(HNSM), disse hoje que é triste ver organismos não governamentais a preocuparem-se mais que o Estado com a saúde da população.

Elísio Júnior Baldé Ferreira falava no acto da entrega de sete aparelhos de ar-condicionado doados pelo Fundo das Nações Unidas para População (FNUAP),aos serviços do Bloco Operatório e de Neonatologia da Maternidade do HNSM.

Baldé Ferreira disse que as condições de trabalho naquela instituição são péssimas e que os materiais recebidos irão contribuir para o reativação do bloco operatório da maternidade que não funciona há dois anos.

“Tiramos as pacientes nas carinhas de rodas para levar ao bloco operatório principal num percurso de cerca de sete minutos . Nessa época da chuva torna mais complicado, as vezes a paciente a ser operada e o pessoal técnico ficam todos molhados”, disse.

Elísio Ferreira reconheceu que a oferta não é uma solução definitiva ,mas diz que vai reativar o bloco operatório da maternidade, acrescentou que, ainda faltam outros materiais indispensáveis para o seu funcionamento.

O Médico criticou que os dois anos em que o bloco operatório da maternidade ficou sem funcionar, contribuíram para a morte de muitas mulheres e não só, sublinhando que a questão de urgência deve ser tratada ao seu tempo e que cada segundo perdido conta muito, sobretudo, para salvar vidas.

Afirmou que, se as condições forem melhoradas estarão na altura de poupar tempo e evitar a situação de tirar mulheres grávidas em carinhos de mão, debaixo da chuva, para uma cirurgia que podia ser feita no próprio local.

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário