terça-feira, 28 de setembro de 2021

ENGENHEIRO ALERTA QUE MAIORIA DE OBRAS DOS PRÉDIOS POEM EM RISCO A VIDA HUMANA

O especialista guineense em Cálculos de Estabilidade de Estruturas, Silvino Santos Cabi, alerta as autoridades a não permitirem a continuidade das obras dos perídios inacabados por muitos anos, na avenida principal. O especialista disse que a vida humana está em perigo.

O técnico guineense justifica que todos os prédios nestas situações já perderam consistência para suportar mais peso.

Há um ano foi registado, em Bissau, o desabamento de duas varandas de um prédio de três andares, provocando algumas vitimais mortais e ferimentos em cinco pessoas.

Em entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM), o especialista afirma que nas constatações feitas conclui-se que tecnicamente vários prédios na avenida principal constituem uma ameaça para a Guiné-Bissau.

“Esteticamente estes prédios não passam uma boa imagem para o país e nem possui condições mínimas. Para estes tipos de construções deve haver critérios”, sustenta.

Na mesma entrevista à RSM, o engenheiro Silvino Santos responsabiliza a Camara Municipal e as Obras Públicas pela desordem na urbanização dos diferentes bairros e pela construção nos últimos anos nas zonas húmidas do país.

“Antes de vender um terreno é preciso uma certa urbanização. (…) A Guiné-Bissau é u um país com diversos espaços e terrenos para a construção. Mas, parece que esta realidade é uma utopia porque agora as pessoas fazem construções nas bolanhas e sem condições”

O engenheiro Silvino Cabi também com conhecimentos sólidos na área de estradas e saneamento básico, afirma que a técnica até agora usada para solucionar a situação das estradas em diferentes zonas de capital, não estão ter efeitos desejáveis,

Há muitos anos, os sucessivos governos nunca conseguiram atenuar a situação das estradas na capital, e muito pelo contrário, as vias construídas na época colonial foram degradadas ao longo dos anos, varias intervenções feitas não conseguiram colmatar a situação.

No ponto de vista do engenheiro, uma das soluções para resolução da situação em diferentes zonas da Capital passa pela adopção da técnica de pavimentação.

Engenheiro Cabi critica a técnica usada na construção das estradas na Guiné-Bissau apontando a falta de uma boa estruturação como a causa de constantes degradação das estradas “em menos de 20 anos que é o tempo mínimo de vida útil”.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amade Djuf Djaló/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Imagem: Amade Djuf Djaló

Sem comentários:

Enviar um comentário