terça-feira, 21 de setembro de 2021

Telecomunicações/ARN entrega licença de operador de rede à Guiné Telecom

Bissau,21 Set 21(ANG) – A Autoridade Reguladora Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação(ARN), procedeu hoje a entrega de licença de Operador de rede e prestador de serviços de comunicações à Guiné-Telecom.

Na ocasião, o ministro dos Transportes e Comunicações afirmou que o reposicionamento da Guiné-Telecom e Guinetel no mercado das telecomunicações constitui um factor acelerador da recuperação económica da Guiné-Bissau.

Augusto Gomes sustentou que estas duas unidades empresariais podem ser contribuintes importantes para as finanças públicas do país, em termos de melhoria de quadro de receitas e permitir ao Estado fazer face aos diferentes desafios do processo de desenvolvimento.

“A licença atribuída a Guiné-Telecom insere-se na sua nova missão que não se resume numa empresa de telefonia fixa, mas que passa a dispor do componente de gestão de infraestruturas de telecomunicações na Guiné-Bissau, componente que outrora não existia na nossa realidade”, explicou.

O governante enalteceu o empenho dos técnicos do Ministério dos Transprotes e da ARN que na sua opinião, utilizaram toda a sabedoria, flexibilidade e a capacidade, em sinergia com outras instituições congéneres dos países da subregião para conseguirem as condições técnicas de forma a emitirem a referida licença.

Segundo Augusto Gomes, a Guiné-Telecom já dispõe de caderno de encargo totalmente redigido, pronto para homologação, frisando que, se tudo correr como previsto, dentro de dias esse dossiê poderá ser vendido, através de um concurso internacional para o recrutamento de um operador que irá se associar com o Governo visando o relançamento da Guiné-Telecom.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da ARN, João Frederico Gomes de Barros, afirmou que o relançamento das empresas Guinétel e Guiné-Telecom é um projecto do Governo, e que a ARN interveio na qualidade de instituição reguladora, no âmbito das suas atribuições relacionadas a conceção de licenças de operação.

“A licença foi passada numa base de transparência e de igual tratamento dado à todos os operadores de telecomunicações que operam no mercado guineense. O restante processo de relançamento das duas empresas está ao cargo do Governo”, disse.

A ARN já tinha atribuído, no princípio deste mês, uma licença â Guinétel como uma das operadoras de rede móvel de telecomunicações a par da Orange e MTN.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário