segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Covid-19: Cerca de 100 mil pessoas (13% da população guineense) já foram vacinadas na Guiné-Bissau


O Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau informou hoje que cerca de 100.000 pessoas já foram vacinadas no país contra a doença.

"Oúltimo boletim informativo indica que cerca de 100.000 pessoas já foram vacinadas, o que equivale a 13% da população", afirmou Plácido Cardoso, secretário do Alto Comissariado.

O médico guineense falava à imprensa durante o balanço semanal sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus no país.

"Até dezembro contamos ter 50% da população vacinada", disse, salientando que 9% da população já tem a vacinação completa.

A Guiné-Bissau pretende vacinar 70% da população, que ronda os dois milhões de habitantes, a partir dos 18 anos.

"Vamos lançar brevemente uma campanha de vacinação em todo o território nacional para conseguir alcançar a meta de 70% de população vacinada", afirmou Plácido Cardoso.

Em relação à evolução da pandemia no país, o médico guineense explicou que diminuíram os números de novos casos no país, mas a taxa de letalidade continua alta, cerca de 2%, o que é "uma situação preocupante.

Plácido Cardoso salientou que a greve no setor da saúde está a ter impacto na testagem da doença.

Na última semana, a Guiné-Bissau registou 22 novos casos para um total acumulado de 6.103 e cinco vítimas mortais para um total de 135 mortos registados desde o início da pandemia.

O número de recuperados da doença é de 5.290.

A covid-19 provocou pelo menos 4.744.890 mortes em todo o mundo, entre 231,74 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Coosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário