O Presidente da Assembleia Nacional Popular exortou ao governo a encontrar uma solução adequada para a greve em curso na administração pública guineense.
Em nota, o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, reconheceu que a Guiné-Bissau tem vivido “momentos de degradação no setor social bastante alarmante”, atingindo o pico na segunda feira, 21 de setembro de 2021, com a paralisação completa dos serviços do maior centro hospitalar do país, [Hospital Nacional Simão Mendes], colocando em risco vida e a saúde dos cidadãos.
“Perante o grave risco que representa para a saúde dos cidadãos a persistência dessa deplorável realidade”, Cipriano Cassamá encorajou a responsável e imediata intervenção da comissão especializada permanente para assuntos sociais na busca de soluções para o problema.
A ANP exortou também ao governo a adoptar todas as “medidas apropriadas e urgentes” para pôr cobro a onda de greves que tem assolado a administração pública.
A ANP desafia o governo a convidar os sindicatos a sentar-se à mesa das negociações e proponha medidas que vão ao encontro às suas exigências.
Aos sindicatos, a ANP apela também a minimização de ações que ponham em causa vida dos cidadãos.
Por: Tiago Seide
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário