terça-feira, 28 de setembro de 2021

Greve na CMB / Presidente do Sindicato de base denuncia detenção dos dirigentes sindicais



Bissau 28 Set 21 (ANG) – O Presidente da Comissão Negocial do Sindicato dos Trabalhadores da Camara Municipal de Bissau(CMB) denunciou hoje a detenção dos dirigentes sindicais e a suspensão de um responsável de um dos mercados, por suas adesões à greve observada naquela instituição.

Baba Vieira que falava numa conferência de imprensa conjunta semanal dos sindicatos filiados na União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG),disse que os referidos sindicalistas foram detidos a mando do presidente da CMB, Luís Ntchama.

“Graças aos bons ofícios de certos cidadãos, suspendemos a paralisação de três dias iniciadas na semana passada sem contudo rubricar um acordo com o patronato”, informou, frisando que caso não cheguem a um entendimento vão voltar a greve por tempo indeterminado.

Vieira disse estranhar o facto de pessoas como o presidente da CMB ter tomado essa decisão, porque num passado recente defendia a mesma causa, que os trabalhadores agora reivindicam.

“Isso mostra que não estão preparados para desempenhar as funções que ocupam e não são democratas”, disse acrescentando que graças a negociações propostas por pessoas de “boa vontade” ,decidiram não avançar com a segunda vaga de greve, que deveria iniciar esta terça-feira.

Fazendo o balanço da Greve, Baba Vieira disse que a paralisação de três dias foi positiva uma vez que conseguiram, através de pressões, recuperar cerca de 120 milhões de francos CFA, predestinados ao pagamento de dívidas ao Instituto da Segurança Social, um dos pontos inscritos no Caderno Reivindicativo.

“Se não tivéssemos decretado a greve o dinheiro em causa podia ter outro destino”, admitiu.

O sindicalista disse que a intimidação contra os trabalhadores intensificou-se por parte da direcção da CMB, mas que, contudo não vão temer nada uma vez que “a causa é justa”.

Segundo Baba Vieira, os trabalhadores da CMB reivindicam o pagamento dos atrasados salariais , concessão de lotes de terrenos e pagamentos da Segurança Social em favor dos funcionários da instituição.

Conosaba/ANG/MSC/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário