segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Pescas/”Os povos guineense e senegalesa continuam a manifestar grande interesse na utilizaçáo racional dos recursos haliêuticos”, diz Maurício

Bissau,13 Set 21(ANG) – O secretário-geral do Ministério das Pescas, afirmou que os povos guineense e senegalês continuam a manifestar grande interesse na utilização racional dos recursos haliêuticos renováveis e na conservação de espécies em benefício das gerações futuras.

Maurício Sanca falava hoje na abertura da reunião da Comissão Mista para a renovação de acordo de pesca entre a Guiné-Bissau e o Senegal por mais um periodo de dois anos.

“Ainda resta-nos infelizmente um longo caminho a percorrer e para o efeito. Agiremos em conjunto e de forma concertada com vista a atingir os nossos objectivos fundamentais e consignados no âmbito do protocolo de acordo em matéria da pesca marítima”, disse.

Aquele responsável salientou que que a reunião técnica de peritos jogará um papel determinante para o futuro da convenção e o bem estar dos povos guineense e senegalês.

“Estou convicto e animado pelos elevados e posotivos esforços empreendidos pelos nossos Estados na adequação das nossas legislações, no domínio das pescas, aos novos desafios, nomeadamente, o alinhamento do protocolo de acordo às novas directrizes nacioanais e supranacionais, ao combate a pirataria e pesca ilegal e o reforço dos mecanismos necessários e indispensáveis para a avaliação sistemática dos nossos recursos haliêuticos”, disse.

Segundo o director-geral da Pesca Marítima do Senegal, Dien Faye, o protocolo para a aplicação da convenção no domínio das pescas marítimas entre os dois países, assinado, em Bissau, no dia 14 de janeiro de 2019, terminou no dia 13 de janeiro de 2021.

Faye disse que os resultados desta reunião de Bissau será de grande importância porque vai permitir aos peritos do sector exporem os principaois problemas existentes e corrigí-las de forma a melhorar o mercado das parcerias existentes entre os dois países.

O primeiro protocolo de acordo entre a Guiné-Bissau e Senegal no domínio das pescas foi asssinado em Dakar no dia 22 de dezembro de 1978, e dessa data para cá, os dois Estados renovam periodicamente o protocolo de acordo, de dois em dois anos.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário