Inauguração da Rua reabilitada pelo Deputado Hussein Farah, reconstruiu a rua com o nome do Professor Areolino Cruz, o troço que dá acesso aos principais liceus públicos.
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, exortou os guineenses a seguirem os exemplos do deputado Hussein Farhat e do General Biaguê Na N’Tan, por estes terem demonstrado exemplos de cidadania, através das suas ações para o bem comunitário.
O chefe de Estado fez este apelo durante a cerimónia da inauguração da Rua Professor Areolino Cruz, que foi reconstruída pelo deputado da Nação, eleito na lista do PAIGC no círculo eleitoral 24, Hussein Farhat. A rua dá acesso aos principais liceus da capital Bissau, nomeadamente os Liceus Dr. Agostinho Neto, Rui Barcelo da Cunha e Kwame NKrumah, bem como ao ministério da Educação Nacional e a escola Salvador Allende.
A cerimónia foi dirigida pelo Presidente Embaló e contou com as presenças do ministro das Obras Públicas e outras individualidades e decorreu junto de um pequeno jardim construído pelo deputado Hussein, para erguer o busto do Professor Areolino Cruz, ornamentado com luzes e pinturas nos murais. O jardim conta com um pequeno pátio para estacionamento destinado aos alunos e professores. As obras foram financiadas pelo deputado Faharat num valor não revelado.
O presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, instruiu o ministro das Obras Públicas, Fidélis Forbs, para concluir a reabilitação daquela zona, sobretudo no que concerne a reconstrução da estrada que liga rua Madina de Boé ao quintal das antigas instalações da presidência do Conselho do Estado [atual sede da Comissão Nacional de Eleições] e outras instituições.
Embaló apelou aos moradores daquela zona a zelarem pela conservação do jardim e a fazer um bom uso do mesmo.
“Estou a pedir aos guineenses a adotarmos outro tipo de cultura, porque o investimento feito aqui é consequente. Ele podia ter usado estes recursos para ir passar férias. Tenho a ideia dos custos de tudo isto, por isso fiz questão de estar mesmo aqui para a inauguração”.
Para o deputado Hussein Farhat, financiador da obra, o gesto é mais uma contribuição para o bem estar dos guineenses e para o desenvolvimento do país.
Explicou, na sua comunicação, que a reabilitação da rua visa facilitar o acesso aos alunos que frequentam os liceus localizados naquela zona, e que passam por essa rua batizada com o nome do histórico Professor Areolino Cruz.
O deputado aproveitou a ocasião para apelar ao executivo a investir mais para satisfazer as necessidades básicas das populações. Reconheceu neste particular, que não é papel de um deputado reabilitar ruas, mas fê-lo para dar a sua contribuição.
“E se hoje pus as minhas mãos na obra é para mostrar que se todos nós juntássemos as mãos em quatro anos, a Guiné mudaria… Sou deputado da lista do PAIGC, mas não podemos pôr o partido acima dos interesses superiores do país… E enquanto eu tiver forças e meios de investir continuarei a apoiar a minha terra sem distinção de cor partidária”, enfatizou.
O empresário e deputado disse acreditar que a Guiné-Bissau é um país viável e que é possível, com a união de todos, alcançar o desenvolvimento.
Frisou, na sua intervenção, que o Chefe de Estado guineense, General Umaro Sissoco Embaló é um “homem de bom coração” e que merece apoio para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.
“Temos de nos unir e parar as nossas guerras, desnecessárias, e darmos todo o apoio ao nosso Presidente para levarmos esta nossa terra para frente”, afirmou o deputado do PAIGC.
O Democrata soube que os trabalhos da execução da obra, de uma distância de um quilómetro, tiveram a duração de 40 dias.
Por: Epifânia Mendonça
Foto: Marcelo Na Ritche
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário