sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Um ano de mandato Presidencial/ Umaro Sissoco Embaló pede ao povo para confiar nas autoridades

 

Entrevista alargada sobre o I° Ano de Mandato como Presidente da República da Guiné-Bissau. 
PR da Guiné-Bissau com os Jornalistas
Um balanço resumido do Mandato em conjunto com o Governo, abordamos temas sobre:
- DIPLOMACIA;
- RESTAURAR A AUTORIDADE DO ESTADO;
- DEFESA E SEGURANÇA;
- ECONOMIA E FINANÇAS;
- OBRAS PÚBLICAS;
- EDUCAÇÃO;
- SAÚDE;
- A PANDEMIA DA COVID-19
- PARCERIA ESTRATÉGICA COM O GOVERNO PARA O DESENVOLVIMENTO;

Um ano de mandato PresidencialUmaro Sissoco Embaló pede ao povo para confiar nas autoridades

Bissau, 26 Fev 21 (ANG) -  O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló pediu hoje aos guineenses para confiarem nas autoridades do país.

Umaro Sissoco Embaló falava à imprensa em jeito de balanço do seu primeiro ano de mandato, a completar no sábado, 27 de Fevereiro..

“Peço confiança, paz, estabilidade, tréguas ao país” disse o Chefe de Estado ao dirigir-se ao povo guineense.

O Presidente da República destacou a salvaguarda da soberania  nacional como uma das conquitas do seu primeiro ano de mandato, um compromisso plasmado no ponto 2 do seu Manifesto Eleitoral.

“Em 21 anos, a Guiné-Bissau teve 10 representantes especiais do Secretário Geral das Nações Unidas devido as crises que o país tem tido”, sustentou, acrescentando que por duas vezes a Guiné-Bissau foi assistido por forças de manutenção de paz da Cedeao.

Referiu que não mandou embora a UNIOGBIS, nem a Ecomib mas  que entendeu que chegou a altura de os guineenses assumirem as suas responsabilidade na gerência dos destinos do país, tal como se fazia antes de guerra de 07 de Junho de 1998.

“Estamos a viver em paz, as instituições do Estado estão a funcionar normalmente, isso é muito importante”, disse.

Sissoco Embaló promete prosseguir com o exercício presidencial interventivo, segundo disse, no interesse da Guiné-Bissau e pede ao Governo para se sentar com os sindicatos a fim de se encontrar uma solução para as greves previstas na Função Pública para os próximos dias.

Criticou situações de grupinhos com caracter tribal que diz encontra em instituições judiciais e criticou atuação de alguns jornalistas e avisa que passa a haver regras para o funcionamento das  rádios.

“Todos as que têm licença provisória favor irem regularizar as suas situações com a obtenção de licença definitiva”, avisou.

Sissoco  promete resgatar a cooperação com antigos parceiros da Guiné-Bissau nomeadamente a Suécia, Argélia, Egipto entre outros.

O Chefe de Estado destacou as intervenções da Presidência para a melhoria das condições de trabalhos, no Ministério do Interior e na Polícia Judiciária.

Anunciou que dentro de pouco tempo a cidade de Bissau vai ter câmaras de vigilância em diferentes artérias da capital, para garantir mais segurança aos citadinos.

Disse que o país podia ter nesse primeiro ano de mandato mais realizações mas que não foi possível devido a pandemia da Covid-19, cuja vacina, segundo Embaló, Senegal vai enviar a Guiné-Bissau 10 mil doses.

O chefe de estado elogiou a ministra dos Negócios estrangeiros pelos  trabalhos que tem estado a fazer  e que permitiram a abertura de mais embaixadas em Bissau.

Segundo Sissoco Embaló, está em preparação as possibilidades de a Guiné-Bissau candidatar-se à membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, funções que desempenhara em 1996/97.

Falando das suas intenções antes de assumir a Presidência, Umaro Sissoco Embaló revelou que tencionava criar um governo de Unidade Nacional em que o primeiro-ministro poderia ser Domingos Simões Pereira, seu adversário nas presidenciais de 2019 e líder do PAIGC.

Disse que essa intenção só não se concretizou porque Aristides Gomes, ex-primeiro-ministro e outras personalidades, que não identificou, tomaram posições de raiva. 

Conosaba/ANG//SG

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló




















Sem comentários:

Enviar um comentário