Dino Seidi é o novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Guiné-Bissau no reino da Arábia Saudita, nomeado por decreto presidencial n° 08/2021. Seidi, antes da sua nomeação por Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, desempenhava a função do Secretário-geral do ministério dos Negócios Estrangeiros, das Comunidades e da Cooperação Internacional.
Alto funcionário dos Negócios Estrangeiros, onde dirigiu vários serviços e chegou até a ocupar a pasta do Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades no executivo liderado por Baciro Dja, em 2015, mas o decreto da nomeação deste governo foi considerado inconstitucional através do Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, alguns dias depois.
Seidi foi chamado igualmente para ocupar a pasta do Secretário de Estado das Comunidades no governo de então Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, em 2016.
QUEM É NOVO EMBAIXADOR DA GUINÉ-BISSAU NA ARABIA SAUDITA
Natutal de Xitole, região de Bafatá no leste da Guiné-Bissau, onde nasceu a 15 de dezembro de 1964. Formou-se em Relação Internacional no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política, da Universidade Técnica de Lisboa, em 1996.
Foi Cônsul da Guiné-Bissau em França, de 2004/2009. Exerceu a função do Chefe de Protocolo da Presidência da República de 2010/2012. Em 2014, nomeado Inspetor Geral Diplomático e Consular. Quadro do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Dirigente do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM).
Por: Epifânia Mendonça/Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário