quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

PR DA GUINÉ-BISSAU, GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ ESTIMULA OS MILITARES A AFASTAREM DA POLÍTICA

O presidente da República Umaro Sissoco Embalo exortou a classe castrense a distanciar do jogo político, numa altura em que paira muitas informações sobre possível instabilidade no seio das forças armadas.

O apelo do chefe de estado guineense, é no quadro da cerimónia da tomada de posse de novas chefias militares e do chefe da Casa Militar da presidência.

“ É bom manter este sector para que seja mais prestigiante e para que as pessoas tenham consciência do que é a força armada. (..) Temos que ter as forças armadas republicanas onde não se fala de golpes, tribalismo, nepotismo, mas têm que distanciar da política”, exortou.

Relativamente as sanções impostas aos militares guineense envolvidos no golpe de Estado de 12 de Abril, pelas Nações Unidas, Embalo garantiu aos oficias militares que já está a trabalhar com Secretário-geral das Nações Unidas para o seu levantamento.

Entretanto Sissoco responsabiliza o governo de Nuno Gomes Nabiam pela missão de equipar as forças de defesa. “ o governo tem a responsabilidade de reequipar as nossas forças armadas tornando-a moderna apesar de escassos meios do país”.

De salientar que Umaro Sissoco Embalo tinha denunciado na semana passada a existência de rumores sobre um possível tentativa de golpe de Estado, e na semana a seguir procedeu algumas mexidas, exonerando o chefe de Estado-Maior General da Força Aérea, major-general Ibraima Papa Camará, que foi chefiar o Instituto de Defesa Nacional, e depois tendo igualmente exonerado o chefe da Casa Militar da Presidência, o brigadeiro-general António Abel e nomeou para o posto o coronel Dinis Incanha.

Por: Turé da Silva/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário