O ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano afirmou hoje (15) que o seu país, que preside neste momento a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), quer um acordo de mobilidade especial com a Guiné-Bissau a nível desta comunidade.
Rui Alberto de Figueiredo Soares que falava na cerimónia da inauguração da embaixada do seu país em Bissau, disse ainda que com a visita do primeiro-ministro cabo-verdiano esta questão será mais aprofundada.
“ Temos relações especiais com Guiné-Bissau, estamos no quadro da Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental (CEDEAO) em que há facilitação da mobilidade mas mesmo no quadro desta comunidade, há relações que impõem determinadas condições para a circulação das pessoas e bens. Estamos também no quadro da CPLP, a ser presidido neste momento pelo Cabo-verde que está a incentivar que se faça um acordo de mobilidade com seguintes relações especiais com a Guiné-Bissau” afirmou o ministro.
Por outro lado, o governante sublinhou que a sua visita a Bissau tem igualmente como objectivo analisar de forma sistemática as futuras áreas de cooperação não só entre os governos mas também no domínio da administração pública, as condições de fixação de residência entre as duas comunidades, a cooperação entre a classe empresarial dos dois países, acrescentando que sua visita a Bissau também vai servir para preparar a visita do primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.
Com a abertura da embaixada, como disse o ministro cabo-verdiano, estão a dar um passo significativo e os guineenses podem esperar um serviço de qualidade dessa representação diplomática e o estreitamento das relações multi-circular e históricas entre os dois países
O também ministro-adjunto do primeiro-ministro e ministro da defesa cabo-verdiano que está no país desde ontem, terá um encontro bilateral com seu homólogo da Guiné-Bissau.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário