terça-feira, 9 de agosto de 2016

PREÇO DE PEIXE ANUNCIADO PELO GOVERNO GUINEENSE NÃO ESTÁ A SER IMPLEMENTADO

O governo através do ministro das pescas anunciou na semana passada que o preço de peixe no mercado vai baixar consideravelmente.
De acordo com anúncio do governo, uma caixa de 20 quilogramas devia custar entre seis e dez mil francos, dependendo da qualidade do produto.
O que na realidade não esta a ser praticada no mercado, a contrariamente uma caixa de qualidade primeira que devia ser vendida por 13mil FCA na nova tabela do governo, contínua no valor de 15 FCA e a segunda no valor de 10 FCA, esta a ser vendida 13 mil FC por caixa; constatou hoje a reportagem da Radio Sol Mansi, que percorreu maioria dos mercados de capital Bissau.
Na entrevista as mulheres que se dedicam à venda do peixe nos mercados questionaram o facto de a decisão não esta a ser acatada por agentes ligados ao ministério das pescas.
“Não esta a ser acatada a decisão do governo, porque próprio serviços das pescas continua aplicar o mesmo preso praticado anteriormente, daí nós compramos e somos obrigadas a vender do mesmo jeito anterior”
Por outro lado foram unanimas apelando o governo, uma fiscalização seria para controlar aplicação desta decisão, caso contrário temem que até próxima semana o preso pode desparrar superior ao actual que esta a ser praticada esta semana.
“Se o governo não diligenciar e implementar um sistema de fiscalização sobre o preso ora anunciado, supomos que até próxima semana o preso pode aumentar muito mais ainda do que actual, é verdade que queremos que se baixe o preso mas tudo depende do ministério das pescas “
O ministro das Pescas e Economia Marítima, Fernando Landim, considerou exagerado o preço de venda do peixe no mercado interno e disse que, em obediência ao repto do Presidente guineense, José Mário Vaz, o Governo decidiu baixar significativamente os preços.
Por: Amadi Djuf Djaló/radiosolmansi/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário