quarta-feira, 17 de agosto de 2016

DOIS PORTUGUESES VIAJARAM MILHARES DE QUILÓMETROS PARA AJUDAR CRIANÇAS DA GUINÉ-BISSAU


Tiago Ribeiro e João Afonso, são dois amigos portugueses que viajaram 5.300 quilómetros de carro, de Lisboa até à Guiné-Bissau, para trazer ajuda solidaria às crianças carenciadas que vivem em dois lares de acolhimento em Bissau.

Os dois, que se assumem como "dois amigos malucos" sentiram-se pequenos demais perante a realidade, marcada por dificuldades, nas duas casas de acolhimento onde entregaram roupa usada, comida, material desportivo e escolar paras as crianças, na sua maioria órfãos.

Tiago e João gostariam de poder ajudar mais crianças, mas nesta primeira missão de aventura e solidariedade, apenas deu para apoiar os menores das casas de acolhimento Bambaram e Betel.

Já com o conhecimento da realidade guineense, Tiago Ribeiro contou à Lusa que para o ano vão procurar trazer mais comida em vez de outros produtos por ser o que mais falta faz às crianças amparadas nas casas de acolhimento.

A ideia é trazer alimentos de Portugal ou então angariar dinheiro, junto das empresas e particulares, comprar os produtos em Bissau e entregá-los às casas de acolhimento onde a "luta diária é saber o que dar de comer à uma criança no dia seguinte", frisou João Ribeiro.

Nesta expedição, os dois amigos constataram que o lar de acolhimento Betel, gerido por uma cidadã brasileira, tomando conta de 40 crianças, na sua maioria órfãos, é o que tem mais necessidade já que o de Bambaram recebe apoios da Caritas da igreja Católica.

Além da luta diária para dar comida às 40 crianças, a brasileira Francisca da Conceição, vê-se em dificuldades quase que diariamente de cada vez que tem que arranjar medicamento para atender uma criança atacada pela malária, dor de barriga ou uma otite, contou Tiago Ribeiro.

Tendo constatado esta realidade, Tiago e João prometem "fazer de tudo" para, se for o caso, todos os anos, embarcar numa aventura de mais de cinco mil quilómetros de estrada e por carro "trazer qualquer coisa" às crianças guineenses sobretudo as do Lar Betel.

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário