terça-feira, 30 de agosto de 2016

COMISSÃO DE CONSOLIDAÇÃO DA ONU QUER FIM DA CISE POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU

A Estratégia para a Guiné-Bissau da Comissão de Consolidação da Paz da ONU, PBC, exorta os partidos políticos guineenses para reunir suas discussões parlamentares com vista à aprovação do programa do Governo e do orçamento
A todos os intervenientes nacionais e internacionais o apelo é para honrarem os seus compromissos assumidos na mesa redonda de doadores em Bruxelas, em Março de 2015.
A reacção do grupo vem expressa numa nota de imprensa enviada a nossa redacção, onde a comissão fala da actual situação política e insta os líderes políticos guineenses a redobrarem esforços e agirem de “forma mais construtiva” no sentido de um diálogo inclusivo e frutífero para enfrentar os desafios institucionais do país e para produzir o maior dividendo de paz para o povo guineense.
“O desenvolvimento a longo prazo só pode ser alcançado com a estabilidade política, estando ambas as condições interligadas para superar a crise em curso e a paralisia política que continua a infligir sofrimento ao povo da Guiné-Bissau”, sustenta o mesmo comunicado.
Entretanto, a configuração para a Guiné-Bissau da Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas diz continuar preocupada com “a falta de progressos” na busca de uma solução duradoura para o actual impasse político e institucional quase que se vive há mais de um ano e, no entanto, acredita que este impasse dificulta “seriamente” a capacidade de o país sustentar a estabilidade e fornecer serviços satisfatórios à sua população.
O papel e a presença da Missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental também foi reconhecido no comunicado e a PBC encoraja-a a continuar a desempenhar um papel elementar em ajudar a manter a segurança e a estabilidade no país.
Entretanto, a comissão da ONU encoraja novos passos quanto ao envio de uma delegação de alto nível de Chefes de Estado do Senegal, Libéria e Serra Leoa, conforme acordado durante a 49ª reunião ordinária da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada em Junho de 2016.
Aos diferentes pelos actores internacionais e regionais a PBC enaltece os esforços realizados, no sentido de ajudar as partes desavindas. Entretanto, esta organização promete continuar a apoiar as iniciativas internacionais e regionais para promover o diálogo na Guiné-Bissau, nomeadamente através do Grupo de Contacto Internacional para Guiné-Bissau.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário