terça-feira, 30 de agosto de 2016

«TRÁFICO DE DJAMBACATAM/DROGAS» POLÍCIA JUDICIARIA GUINEENSE APRENDE QUATRO QUILOGRAMAS DE COCAÍNA


Bissau, 30 Ago. 16 (ANG) – A Policia Judiciaria anunciou hoje ter apreendido no Domingo cerca de quatro quilogramas de cocaína no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.

Falando em conferência de imprensa, Correia Quitóli, o Coordenador da Unidade de Combate a Drogas (UCD) explicou que durante a operação foram detidas duas pessoas, um nacional e uma senhora de nacionalidade conacri-guineense.

“O cidadão guineense foi pego pelos agentes da Guarda Nacional quando tentava sair do país para Lisboa levando consigo oito cápsulas de cocaína", disse Quitoli Correia que avança ainda que o resto da droga veio da mulher que tinha mais de três quilogramas escondidas num fundo falso da mala de viagem.

A senhora em causa, acrescentou o Coordenador da UCD, provinha do Brasil e, segundo disse na altura, tinha como destino o seu pais de origem.

O Coordenador da UCD frisou que os dois suspeitos já foram entregues ao Ministério Público e aguardam a continuidade dos processos judiciais.


Questionado se a sua direcção não está preocupado com o aumento do tráfico de drogas, Correia Quitóli disse que é por isso que, apesar de poucos meios estão a fazer tudo para inverter o rumo da situação actual, salientando que as drogas capturadas serão queimadas posteriormente de acordo com a lei.

“Como podem ver, o tráfico de drogas aumentou sobretudo no aeroporto de Bissau onde já fizemos este ano mais de 19 apreensão comparativamente ao período homólogo do ano transato. 

Disse que o facto não tem nada a ver com a situação política do país, mas sim com o performance dos agentes que agora estão mais habilitados em termos de formações para fazerem os seus trabalhos “disse.

Correia Quitóli lamentou o facto de a PJ ainda não ter conseguido cobrir todo o país por falta de meios, principalmente nas fronteiras terrestres, uma vez que as duas brigadas antidroga estão instaladas no aeroporto Osvaldo Vieira e a outra no porto de Pindjiguiti, ambos em Bissau.

Á ANG apurou que de Janeiro à Agosto deste ano, a Brigada da Unidade de Combate a Droga já apreendeu cerca de 17 quilogramas de cocaína pura. 

ANG/MSC/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário